Melhor entendimento do que é o profissional de Marketing
Melhor entendimento do que é o profissional de Marketing

Melhor entendimento do que é o profissional de Marketing

Ser mercadólogo é “entender para atender”, ter os olhos abertos e limpos para a apresentação que a vida oferece, pois todos os dias é um aprendizado, segundo Kotler

Gostaria de falar sobre a importância de uma adequação e um melhor entendimento dos conceitos do marketing para que as empresas entendam, compreendam o que é um profissional de Marketing e que as demais pessoas saibam mais sobre o nome da nossa profissão. O título profissional de marketing é “marketer”, que muitos defendem como mercadólogo!

Parafraseando um artigo escrito e publicado por Ênio Carvalho, um ícone no marketing, sobre as definições dos termos, podemos entender, segundo ele afirma, que mercadólogo é o profissional de marketing com a devida formação, graduação, pós-graduação e/ou mestrado e doutorado, somando a isso uma experiência prática na vida profissional.

Ser “mercadólogo” é antes de tudo dar para a empresa todas as informações sobre o seu consumidor, o que ele faz, como ele se comporta, o que ele gosta e, por fim, quais são as suas verdadeiras necessidades, afinal de contas, é o consumidor que compra seu produto ou serviço, ele é o objetivo final de qualquer empresa.

Muitos empresários contratam erroneamente outros profissionais de outras áreas para serem seus “marketeiros” e perdem dinheiro, tempo, clientes, mercado entre outros.

Fazer marketing é muito mais que apenas ser criativo. É estar antenado, ser imparcial, ético e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece, o “marketeiro” ou o “mercadólogo“ é o profissional que gera negócios para as empresas. Necessita também ter entendimento da área financeira, RH, conhecer e entender o processo de produção, logística e distribuição, entre outros.

Kotler diz que os conceitos de marketing são aprendidos em dois anos, mas as suas aplicações e o seu entendimento duram uma vida inteira. Ser mercadólogo é “entender para atender”, ter os olhos abertos e limpos para a apresentação que a vida oferece, pois todos os dias é um aprendizado.

O “mercadólogo” deve possuir a “visão além do alcance” relembrando aquele desenho da década de 80 e 90, os ThunderCats.

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