MBA em 5 minutos?

Entender de finanças seja qual for sua área de especialização é de vital importância para agregar valor à sua empresa

Tudo bem, sabemos que você não consegue um MBA em cinco minutos. Mas, da mesma forma que um pintor faz o esboço de sua obra antes de se dedicar aos detalhes, nós podemos traçar os principais elementos de um programa de MBA. O principal objetivo do MBA é transmitir aos administradores os conhecimentos que eles necessitam para gerir empresas bem-sucedidas.

MBA, FINANÇAS E SUA CARREIRA...

Para ser bem sucedida, uma empresa precisa atingir 02 metas principais:

  • Identificar,criar e oferecer produtos e serviços de alto valor para seus clientes,

  • Gerar fundos suficientes para remunerar os investidores que fornecem o capital necessário,

Para ajudar a empresa a empresa a atingir essa segunda meta, é necessário avaliar qualquer proposta, seja ela relacionada a marketing, produção, estratégia ou qualquer outra área, e implementar somente os projetos que agreguem valor aos seus investidores. Para isso, é preciso ter experiência em finanças, independentemente da sua especialização.

Logo, as finanças são parte essencial de qualquer programa de MBA e será muito importante ao decorrer da sua carreira.

Que tipos de medidas os administradores podem tomar a fim de maximizar a riqueza dos acionistas ?

para responder a essa pergunta, é necessário perguntar primeiro: “ o que determina o valor de uma empresa ?”

De modo geral, é a capacidade que uma empresa tem de gerar fluxos de caixa no presente e no futuro.

Para que uma empresa atinja essa capacidade , temos 03 requisitos básicos:

  • Qualquer ativo financeiro possui valor somente enquanto gerar fluxo de caixa !

  • Quanto mais cedo o capital é recebido, melhor !

  • Os investidores não querem correr riscos !

A função master de qualquer gerente financeiro é aumentar o volume previsto dos fluxos de caixa através da aceleração de receitas e redução dos riscos,Os fluxos de caixa mais importantes são denominados fluxos de caixa livres ( free cash flows – FCF ) não porque são livres, mas porque estão disponíves ( ou livres ) para distribuição a todos os investidores da empresa, inclusive para credores e acionistas.

Em geral, a maximização dos fluxos de caixa dependem de 03 fatores:

  • Receitas de vendas

  • Custos, despesas operacionais e impostos

  • Novos investimentos em capital operacional

Um gerente de marketing pode aumentar as vendas e até os preços compreendendo realmente as necessidades de seus clientes e oferecendo as mercadorias e serviços que eles desejam , assim como o gerente de RH pode melhorar a produtividade por meio de treinamentos e retenção de talentos, os gerentes de produção podem aumentar as margens de lucro, reduzir estoques e melhorar a produção por meio da gestão de toda cadeia de fornecimento dentro de um prazo e produção enxuta, Na verdade, todos os gerentes e administradores tomam decisões que podem aumentar ou não os fluxos de caixa livres.

Uma das funções dos gerentes financeiros é ajudar os outros a perceber como as suas ações afetam a capacidade que a empresa tem de gerar fluxos de caixa e, portanto, seu valor intrínseco.

Além disso, os gerentes financeiros precisam decidir como administrar as finanças da empresa. Para ser mais exato, devem escolher que relação de dívida e capital será utilizada e como o capital e a dívida serão estruturados a fim de maximizar o valor da empresa pelo ponto de vista do investidor. Também devem decidir que porcentagem dos lucros atuais será retida e reinvestida em vez de ser distribuída entre os sócios

Por fim, no sentido real, o pilar do sistema de gestão empresarial é uma boa administração financeira sendo de vital importância para a saúde econômica das empresas, da nação e do mundo. Daí a importância dos gerentes financeiros e dos conhecimentos de finanças dentro das empresas.

Devido a sua importância, as finanças devem ser entendidas por completo. Entretanto, é mais dizer do que fazer – a área é relativamente complexa e está sofrendo mudanças constantes por conta de mudanças nas condições econômicas. Tudo isso torna a área de finanças estimulante e emocionante, mas também desafiadora e ás vezes confusa.

Publicado originalmente no LinkedIn

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento