MASTERMIND GROUP

Quem primeiro cunhou o termo Mastermind Group foi Napoleon Hill, autor da Lei do Triunfo e de Pense e Enriqueça. Já em 1928 ele cita, nas suas Leis do Sucesso, a importância que essa ferramenta pode fazer na vida das pessoas. Aqui no Brasil muita gente chama de Grupo de Apoio (não confundir com network). Até Maquiavel comentou o assunto, quando escreveu "Diga-me com quem andas e te direi quem és".

Mas afinal de contas, o que é o Mastermind Group ou Grupo de Apoio? É simples: são duas pessoas ou mais que se juntam regularmente, para trabalhar em harmonia, tendo idéias sobre como atingir um determinado objetivo e depois agindo para transformá-las em realidade.
Grupos de apoio podem ser formados pelos mais diversos tipos de pessoas, desde que seguindo essas regras: objetivos comuns, encontros regulares, harmonia, idéias e ação.
Existem algumas pessoas com as quais você é basicamente obrigado a conviver. Existem outras com as quais você convive até com certo prazer, mas que não agregam muito em termos de sucesso. Um grupo de apoio, na verdade, é uma coleção de pessoas interessantes que podem ajudá-lo a acelerar o processo de alcançar resultados, através da rede de contatos dessas pessoas (o famoso network, ou rede de relacionamentos, que ajuda a abrir portas), experiências passadas, referências, conhecimentos, etc. Muitas vezes só o fato de expor suas idéias em grupo já faz com que as coisas fiquem mais claras, ou novas idéias surjam.
Pense agora em algo de negativo que aconteceu no passado. Vamos ser criativos e colocar de forma diferente: aquilo não foi um fracasso, mas sim um resultado. Uma combinação de ações que você tomou desencadeou com sucesso aquele resultado por pior que ele tenha sido. Na verdade, você teve sucesso. Você foi eficaz. Você conseguiu alguma coisa. Só que teve sucesso em falhar.
Não caia no erro de pensar Farei melhor da próxima vez. Afinal de contas, não é uma questão de melhor ou pior. Você tem que fazer as coisas de forma diferente. Determine o que causou esse resultado indesejado e mude isso. Muitas vezes você vai ver que faltou apoio, conhecimento, contatos, etc., que poderiam ser oferecidos por outros. Será que convivendo com outras pessoas o resultado não teria sido diferente?
Então o que você tem que tentar desta vez é conseguir um resultado diferente. Agora o negócio é conseguir os resultados específicos que você realmente deseja. Ao invés de ter sucesso em falhar, tenha sucesso em ter sucesso. E muitas vezes isso começa pela escolha das pessoas com as quais vai conviver. É difícil não melhorar quando se está cercado de pessoas interessantes, inteligentes, trabalhadoras, honestas e motivadas. Você acaba pegando carona e embalo no sucesso dos outros. E seu próprio sucesso ajuda o resto do grupo também. É um ciclo virtuoso. Se na sua vida normal não é assim, então mais um motivo para criar seu grupo, e escolher quem vai convidar para fazer parte dele.
As escolhas que você já fez o trouxeram para onde você está hoje. Mas as escolhas que você fizer a partir de agora, principalmente de quem conviver na sua vida, podem levá-lo para qualquer lugar - onde você quiser ir. Pense nisso: as pessoas à sua volta realmente agregam valor? Ajudam você positivamente? Ou são como o açúcar gostoso, mas pouco nutritivo?
Lembre-se que as pessoas, coisas e situações que formam sua vida são todas o resultado de suas escolhas. Sabendo disso, porque não escolher conviver com as melhores? Imagine alguém que quer parar de fumar. Onde terá mais chances convivendo com amigos que fumam, ou não? Imagine alguém que quer crescer profissionalmente. Onde terá mais chances convivendo com pessoas também ambiciosas, ou com gente acomodada? Imagine que alguém que ter sucesso financeiro. Onde terá mais chances?
Já dizia um sábio que o ser humano de valor cria suas próprias oportunidades. Um Grupo de Apoio é justamente isso: uma oportunidade, aberta a todos. E, como em tudo na vida, aproveita a oportunidade quem, além de conseguir enxergá-la, sai da acomodação e decide fazer alguma coisa. Então pense já em quem convidar para seu Grupo, e não perca mais tempo é uma das melhores coisas que você poderá fazer na sua vida.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Raúl Candeloro

    Raúl Candeloro

    Raúl Candeloro é palestrante e editor das revistas VendaMais® e Liderança®, além de autor dos livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço, A Hora da Virada e muitos outros. Formado em Administração de Empresas e mestre e empreendedorismo pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br e diretor do Instituto VendaMais. E-mail: raul@vendamais.com.br

    café com admMinimizar