Marketing viral: você conhece esta ferramenta de Marketing Digital?

Com o avanço tecnológico, as empresas estão buscando utilizar o seu reflexo a favor da imagem organizacional, visando atrair mais clientes e, consequentemente, conquistar uma maior fatia de mercado. A internet tem instrumentalizado essa situação através do Marketing Digital, em que é possível atingir inúmeras pessoas que estão conectadas na rede e, quando essa ação de Marketing viraliza, o número de pessoas atingidas toma uma proporção ainda maior

O surgimento da Internet gerou no mundo dos negócios uma novidade, facilitando aos consumidores o acesso a informaçoes sobre produtos e serviços. Com isso, a Internet passou a ser um meio de comunicação entre empresas e consumidores, e se tornou não mais uma questão de escolha, mas sim de sobrevivência.

Esse publico conectado a Internet costuma ser mais crítico e sendo assim torna-se difícil convencê-los com ações de Marketing. Então se faz necessário utilizar diversas ferramentas que ela proporciona eficazmente para alcançar o sucesso no Marketing Digital.

Dentre essas ferramentas, uma das mais produtivas é o Marketing Viral. A comunicação Viral se dá de consumidor para consumidor, é o tão famoso boca-a-boca, mas realizado no ambiente virtual, onde os internautas espalham textos, imagens ou vídeos, disponibilizados pela empresa, contagiando os outros consumidores online. Quando um consumidor é ''infectado'' pela mensagem, a ideia desta ferramenta é a de que ele espalhe essa mensagem para outras pessoas, infectando-as também.

Para isso, é preciso despertar no consumidor o desejo em compartilhar a sua mensagem com os seus amigos. A mensagem precisa ser relevante para ele, precisa mexer com as suas emoções. Uma mensagem engraçada, por exemplo, pode estimular o seu cliente a corpartilhar com outras pessoas aquela mensagem também, pois ele quer que seus amigos também a vejam e se divirtam assim como ele se divirtiu com ela. E com isso ele estará divulgando a sua empresa, estará promovendo a sua marca, e o que é melhor, seu custo será praticamente zero.

Por isso, vale a pena investir no Marketing Viral, mas é preciso antes muito planejamento e cuidado com a mensagem a ser transmitida para que a sua ação não tenha um resultado oposto ao esperado e impacte negativamente e imagem de sua empresa perante o consumidor.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento