Café com ADM
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Marketing sem Budget

Empresas de pequeno porte geralmente encontram dificuldade em alocar verbas, quando estas existem. Conseqüentemente a prospecção de negócios é limitada e pouco eficiente. A solução seria inovar e fazer uso de ferramentas adequadas com o porte da empresa e com a situação. Utilize a mobilidade e a inovação para obter resultados. Crie produtos novos para seus colaboradores e clientes. Seus colaboradores necessitam de ferramentas adequadas para entender o cliente, os resultados que cada um deles, ou seu segmento, proporcionam e imagem que eles têm da empresa. Técnicas de Customer Relationship Management (CRM) não são difíceis de desenvolver contanto que a empresa tenha informações suficientes como ao menos um controle de notas fiscais. Para obter maiores informações que podem ser úteis para melhor entender o cliente, podem-se atualizar cadastros de cliente periodicamente (lembre-se que dados desatualizados são pouco eficientes), pesquisas de satisfação e um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Estas idéias podem ser implementadas com pouco ou nenhum recurso extra, através de ferramentas hoje amplamente utilizadas como e-mail e internet. Dados para analisar o comportamento de compra do cliente podem ser obtidos de notas fiscais, deste modo não só buscando melhor gerenciar seus pedidos junto aos fornecedores mas também prever demanda e entender a sazonalidade de seu negócio. Pode-se também aproveitar estes dados para conciliar o ciclo de pagamentos da empresa. Caso o ciclo de recebimento esteja folgado o cliente pode ter um maior prazo para pagar, tornado sua empresa mais atrativa. É importante desenvolver o potencial de cada cliente, oferecendo novos produtos ou um maior volume para estes de modo que o cliente tenha interesse e ampliar seu relacionamento com a empresa. Assim como é importante manter um cliente, uma empresa deve também buscar novos clientes e para tanto, é imprescindível usar de seus atuais clientes para fazer o marketing da empresa. Use de programas de fidelização para seu atual cliente não apenas comprar mais, mas também incentivar outros a fazer negócios com a empresa. Incentive o seu atual cliente a indicar possíveis clientes através de premiações. Crie um canal de contato direto com o cliente para notificá-lo de novidades e para que este sempre lembre de sua empresa. Periodicamente envie e-mails ou até mesmo crie uma publicação on-line dirigido aos seus consumidores. É importante que saibam quais produtos sua empresa tem e que falem bem deles. Crie e participe de fóruns de discussão on-line sobre o business de sua empresa. Deste modo torna-se uma referência sobre o assunto e pode ser visto como um especialista. Sempre que possível, destaque na empresa e nas publicações que enviar aos clientes, as melhorias adotadas e os novos produtos como também o resultado positivo obtido de cada melhoria. É um bom modo de manter o cliente informado do que a empresa tem a oferecer e mostrar o comprometimento com qualidade e com o cliente. De qualquer modo, há meios de se desenvolver o marketing sem grandes verbas, no entanto não pode faltar informações, empenho e criatividade.
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