Marketing Pessoal nas organizações

Marketing Pessoal como diferencial para os profissionais dentro das organizações

Atualmente, o grau de competitividade está cada vez mais alto na sociedade em relação ao mercado de trabalho. E não só no que diz respeito ao nível de formação, mas também na forma de se apresentar, relacionar ou demonstrar conhecimento. (LANZARIN; ROSA, 2013)

O trabalhador precisa se manter atualizado, saber trabalhar em equipe, administrar, ter uma visão mais ampla das coisas, lidar com as diferenças, demonstrando o que sente e pensa. Essas competências e habilidades são imprescindíveis para que o profissional se destaque no contexto social em que ele está inserido, mas nem todos possuem as mesmas competências e habilidades ou conseguem identificá-las. É aí que o marketing pessoal pode auxiliá-las.

O Marketing Pessoal é um instrumento utilizado para a otimização das capacidades do indivíduo, contribuindo para a construção de uma imagem positiva perante as pessoas e as organizações, tornando-o um produto que possui marca individual. Para Esperidão, Avila e Fernandes (2014) as ferramentas básicas são: a postura física, através da comunicação e credibilidade; a aparência, através das vestimentas e higiene; e o conteúdo, através do caráter, competência, formação, fidelidade e honestidade.

A excelência do agir diário, englobando competências, habilidades, comportamentos e atitudes que fazem com que o profissional se destaque no mercado de trabalho e na obtenção do sucesso.

Esperidão, Avila e Fernandes (apud Kotler, 2014, p. 4), consideram que o Marketing Pessoal é “(...) uma nova disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura”.

Referências:

ESPERIDÃO, Márcia; AVILA, Renato Nogueira Perez; FERNANDES, Pamella Rodrigues Bavia. Marketing Pessoal: planejamento e estratégias para o desenvolvimento do indivíduo. Revista Eletrônica Saber. Londrina, v. 25, jul. ago. e set. 2014. Disponível em: <https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_30_1401827512.pdf>. Acessado em: 15 nov. 2015.

LANZARIN, Lovenir José; ROSA, Marisa Olicéia. Marketing pessoal: uma poderosa ferramenta para ser um profissional de sucesso. Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano 2012, nº 000012, 10 jul. 2013. Disponível em: <http://semanaacademica.org.br/artigo/marketing-pessoal-uma-poderosa-ferramenta-para-ser-um-profissional-de-sucesso>. Acessado em: 15 nov. 2015.

ExibirMinimizar
aci baixe o app