Marketing e Propaganda qual a diferença?

Quando ouvimos que uma empresa fará marketing, pensamos na divulgação de seus produtos e/ou serviços e, acreditamos que o marketing está relacionado à venda. Isso está errado? Não. Entretanto, é preciso ficar claro que vendas e propaganda são apenas algumas partes desse conjunto. As pessoas confundem e modificam o significado das duas palavras. Marketing significa mercado, ou seja, planejamento voltado para o mercado. Afinal o que é marketing? Que muito se fala e, pouco se sabe? É aproximar o consumidor do seu produto ou serviço, oferecendo a ele o produto certo, de qualidade, com o preço adequado, na hora e no local mais conveniente. É fazer com que seu produto seja comprado. Marketing então, não é o que você diz, mas sim as ações que você faz. Saber o que o seu cliente deseja, espera, gosta ou odeia é essencial para a sobrevivência e o sucesso da empresa. Fazer marketing é construir um sistema que gere valor aos olhos do cliente. O Conceito de Marketing conforme Kotler (1998), assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejos dos mercados-alvos. O Marketing é o grande guarda chuva, é a estratégia geral, que abrange produto, sua adequação ao mercado, preço, distribuição nos pontos de venda etc. O marketing busca também, entender as necessidades e desejos reais dos compradores, conseqüentemente satisfaze-los. O que é propaganda? Ela é responsável pela imagem da empresa, e se restringe somente aos meios de comunicação como o rádio, TV, cinema, imprensa, outdoors, internet e outras mídias. A propaganda é uma forma de vincular mensagens sobre produtos ou serviços às diversas fatias de mercado. A propaganda ou promoção é uma das ferramentas do composto mercadológico. Na visão de Kotler (1998), composto mercadológico é o conjunto de ferramentas que a empresa usa para atingir seus objetivos no mercado-alvo. Neste contexto, o Produto, Preço, Promoção e Ponto de venda os conhecidos e chamados 4Ps ou composto mercadológico são, portanto, ferramentas do marketing.
· Produto: variedade do produto, qualidade, design, nome da marca, serviços, garantias;

· Preço: descontos, prazo de pagamento, condições de crédito, lista de preços; · Promoção: propaganda, marketing direto, relações públicas, promoção de vendas;

· Ponto de venda: localização, transporte, estoque. Cada uma dessas ferramentas é planejada para entregar um benefício ao consumidor final. Assim, as empresas vencedoras serão aquelas que podem atender às necessidades do consumidor de forma econômica e com comunicação eficaz. Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função separada. É o negócio total visto do ponto de vista de seu resultado final, isto é, do ponto de vista do consumidor... O sucesso empresarial não é determinado pelo fabricante, mas pelo consumidor. (PETER DRUCKER).

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.