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Marketing e Design

A palavra Design é um termo inglês que significava, no século XVIII, "plano de uma obra de arte", mas sua origem latina, designare, compreende ao mesmo tempo a idéia de desenho e desígnio e implica o conceito de um objeto em vias de produção. Já a palavra marketing deriva do latim merci, que em francês passou para marche (mercado) e foi adotada pelos ingleses como market , acrescentando o gerúndio "ing", marketing passou a ser tudo o que refere-se ao mercado. A história do marketing pode ser contada por " Eras ". A primeira foi a Era da Produção, as empresas enfatizavam a eficiência no processo produtivo, toda a empresa era orientada para a produção dos seus produtos, sendo que o sucesso das mesmas também eram medidos e definidos pelas vitórias alcançadas na produção. Podemos sintetizar esta Era como o slogan "o produto bom venderá por si mesmo ". Com o passar do tempo, o aprimoramento dos processos produtivos (máquinas e recursos humanos), a oferta passou a ser maior que a demanda, neste momento entra a segunda Era, ou seja, a Era das Vendas, onde a ênfase das empresas eram as forças de vendas. Para encontrar compradores para o produto, as empresas voltaram suas atenções para a ampliação de seus mercados e buscaram criar algumas facilidades para seus clientes. Como o posicionamento dos produtos ofertados era pouco percebido por estes clientes, ou seja, não havia grande diferenciação para os mesmos entre os produtos ofertados pela empresa A ou B, as mesmas foram obrigadas a melhorar suas estratégias, começando a Era do Marketing. Já estamos na segunda metade do século XX, e a ordem agora passou a ser "o consumidor é o rei, busque uma necessidade e satisfaça-o" . Diante deste desafio as empresas começaram a buscar profissionais que entendessem e desenvolvessem produtos e serviços que satisfariam as necessidades e desejos dos seus clientes. Esta Era pode ser bem entendida com a definição que Philip Kotler deu para o que significa Marketing. " É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. " Os profissionais de marketing sempre contaram com a ajuda dos designer e vice-versa, mas esta relação está sendo cada vez mais estreitada pelas necessidades de mercado. Os consumidores não desejam apenas algo que satisfaçam suas necessidades, mas produtos que sejam desejados. A expansão dos uso dos meios de comunicação e a intensificação da competição cada vez maior por fatias do mercado (segmentos ou nichos), estão exigindo uma criatividade maior por parte das empresas. O papel do design junto com o marketing tornou-se fundamental na agregação de valor para os produtos ou serviços. Assim, é preciso que o design entenda as estratégias de marketing para encontrarem juntos soluções adequadas no desenvolvimento ou adequação dos produtos e serviços. Os consumidores hoje não buscam apenas produtos ou serviços funcionais, mas que sejam bonitos e que despertem emoções especiais. Como estamos vivendo em um momento de excesso de informação, seja através da internet, rádio, televisão etc, estas já não estão sendo suficientes para convencer os consumidores a adquirir produtos e serviços, precisamos transformar nossas capacidades de comunicação em histórias capazes de seduzir nossos clientes. O "core" da função do marketing é de entender as necessidades e desejos dos consumidores. Este conceito precisa evoluir para a compreensão do comportamento, estabelecimento de relacionamentos duradouros e a preocupação com as pessoas em um sentindo mais amplo. Consequentemente, o marketing precisa estabelecer uma fina sintonia com o design para que juntos possam criar produtos e serviços que proporcionem o bem-estar, alegria e acrescentem um sentido especial aos produtos e serviços, assim como a imagem das organizações. As empresas que não agregarem estes ingredientes, possivelmente ficaram como parte de uma Era que se foi.
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