Marketing Digital para Pequenos Negócios não é mais uma escolha

Com certeza você que é dono de um pequeno negócio deve ter ouvido falar de Marketing Digital certo? E já sabe que Marketing Digital para um Pequeno negócio é mais que necessário para alavancar as vendas. Se você é um pequeno empreendedor ou um profissional liberal este texto tem algumas dicas muito importantes para você ampliar os negócios

Por incrível que pareça em pleno 2015 ainda existem negócios que não existem na internet, que não tem o básico de presença digital. Caso você não tenha se dado conta, ainda, daqui no máximo a 5 anos a maioria das compras será feita ou originada através da internet. E em 8 anos isso será ainda maior. Mas hoje já é possível fazer muitos negócios com o auxílio da internet.

Como assim Juliano, quer dizer que meu negócio físico vai acabar? Não posso afirmar isso, pois não tenho como prever o futurto, mas pensando em comportamento dos jovens de hoje, eles estão 100% conectados a internet. O que isso quer dizer? Que em poucos anos comprar pela internet vai ser muito comum, muito mais do que é hoje! Pense em como seu filho utiliza a internet hoje e como você utiliza..
Eu tenho uma frase que gosto muito de usar e comentar com meus amigos que também tem pequenos negócios: "Se sua empresa não está no Google ela não existe”. Claro que o Google é apenas uma forma de sua empresa ser encontrada na internet e para alguns negócios é a principal! Mas pensa comigo, quando você precisa de algum produto ou serviço ou informação, onde você pesquisa primeiro?

Muitas vendas iniciam na internet, por uma pesquisa no Google, através de um post no facebook, post no instagram, através de vídeos do youtube, navegando na internet em algumas leituras em blogs, enfim, a internet nos conecta com anunciantes o tempo todo.
Um dos meus negócios só existe e tem clientes todos os dias pois temos uma boa presença digital. Procura aí “temaki em Novo Hamburgo”, “temakeria Novo Hamburgo” ou “sushi Novo Hamburgo”. Também pode dar uma olhada no facebook e Instagram @ciadotemakinh.

A internet é mais que uma realidade para pequenas empresas é uma necessidade. Muitos negócios ampliam suas vendas apenas com o Facebook ou posicionados no google para algumas buscas. Já muitos negócios onde seu principal canal de vendas é o instagram, enfim a internet é fundamental para alavancar as vendas!

O que preciso fazer para ter uma boa presença Digital?

De acordo com cada negócio, ou cada tipo de negócios temos estratégias diferentes de comunicação e marketing para alavancar as vendas através da internet. Alguns negócios podemos utilizar uma estratégia de Posicionamento no google, outros vamos usar o facebook, outros vamos usar google, facebook, youtube, e-mail marketing.. Enfim de acordo com o negócio, verba disponível e tempo para desenvolver conteúdos podemos definir estratégias diferentes.
Neste post vou mpostrar alguns exemplos para ficar um pouco mais claro o que estou querendo dizer, veja abaixo algumas estratégias.

Marketing Digital para empresas de Serviços Urgentes

Temos aqueles serviços que chmamos de “Urgentes" e que as pessoas só contratam quando estão com algum problema, como é o exemplo de uma desentupidora. Você só vai chamar uma desentupida quando estiver na M.. literalmente.. Brincadeiras a parte, esse tipo de negócio as pessoas precisam “raramente” mas quando precisam é para Ontem. É muito difícil você ter o telefone de uma desentupida em casa, é algo que não guardamos, só depois de precisar e ser atendidos.
Para este tipo de negócio uma estratégia de buscas é fundamental. Estar posicionando no google e presente nos links patrocinados vai gerar negócios para empresa. Se você é dono de uma desentupidos a e não está no google, com certeza está deixando “dinheiro na mesa”.
Claro que não é o único trabalho de marketing digital que devemos desenvolver para uma desentupidora, mas seria os 80/20.
Você também pode usar essa estratégia para chaveiros, dentistas, encanadores, advogados, entre outros. Todos os serviços que na maioria das vezes quando precisamos são “urgentes”. Claro que tem excessões nos serviços citados, mas é só para ficar mais claro o exemplo.

Marketing Digital para Restaurantes

Outro bom exemplo é um restaurante. Neste caso existem no mínimo duas estratégias que os donos de restaurante devem executar para os seus negócios. Uma delas e gerar interesse no público através do Facebook e instagram. Postando fotos de pratos, vídeos preparando os pratos, fotos do ambiente, etc. Se as postagens forem alinhadas com os horários que as pessoas mais saem para comer a probabilidade de aumentar o movimento é muito grande.
Só postar no facebook, sem uma estratégia bem definida, com toda a certeza não vai atrair mais clientes para o restaurante.
Aliando a estratégia de redes sociais com uma boa estratégia de posicionamento local no google, e gerando relacionamento através de e-mail, com certeza irá aumentar o movimento. Claro que se a comida, atendimento, ambiente não for bom, você vai chamar o cliente, mas ele irá somente a primeira vez e não irá voltar, por isso você tem que fazer o seu dever de casa e deixar o restaurante o mais “redondo” possível.
Quando falo em estratégia de buscas, seria algo como, quando as pessoas buscarem pelo tipo de restaurante ou tipo de comida que seu restaurante oferece o site do seu restaurante deve estar posicionado ou patrocinado no Google. Ex: “restaurante de comida japonesa”, “sushi em são paulo”, “restaurante japonês Belo Horizonte”, etc..
Além de estratégias de Links patrocinados, SEO, Facebook, temos também algumas outras como youtube, e-mail marketing, posts patrocinados, etc.. A estratégia a ser utilizada depende de quem são seus clientes. Onde eles estão? O que eles gostam? Onde trabalham? O que fazem? Mas isso é tema para um outro post.

Marketing Digital para Lojas de Roupas

Este é um tipo de produto que é difícil as pessoas buscarem no Google, existem buscas, mas estratégias que gerem interesse tem muito mais condições de ter sucesso.
A compra de roupas podemos dizer que na sua maioria é por impulso. Claro que não é regra. Mas comparando os meus hábitos de compras e hábitos de alguns amigos e amigas, muitas compras são feitas quando são impactados por alguma promoção, ou veem as roupas na vitrine, ou quando alguma modelo está usando aquela roupa linda e a mulherada fala: "eu também quero". Acho que deu para entender o que eu quero dizer.
Pensando neste comportamento de compra dos consumidores é que vamos pensar nas açõies de marketing digital para eles. Neste caso temos que gerar interessse e uma ótima estratégia é unir posts no Instagram, posts no facebook, desenvolver alguns vídeos e promover uma ação com blogueiras da região para atingir mais pessoas.
Com todas estas ações com certeza você irá impactar e muito os clientes da sua região e aumentar as vendas com o auxílio da internet.
São muitos tipos de negócios existentes hoje não tem como falar de todos em um post. Nos próximos posts vou dar mais algumas dicas para outros tipos de negócios, como advogados, salões de beleza, lojas de roupas, lojas de brinquedos, comércio em geral.
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