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MARCAS - O TEMPO PASSA E ELAS FICAM!

MARCAS O TEMPO PASSA E ELAS FICAM! Dê uma olhadinha em sua despensa, penteadeira ou geladeira. Será que alguns produtos que existem há centenas de anos no mercado fazem parte do seu dia-a-dia? Você certamente, usa, já usou ou conhece alguém que usa algum produto cuja marca venceu o tempo e a evolução do Marketing. Quais são elas? Por que conseguiram resistir tantos e tantos anos? O segredo está em diversos fatores que poderão ser conhecidos através da história dessas velhinhas do marketing (marcas que existem há anos no mercado e que muita gente desconhece sua idade) De acordo com a AMA American Marketing Association, marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação dos mesmos, que pretende identificar os bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los daqueles dos concorrentes. Podem ser identificadas centenas de milhares de marcas no mercado, porém, quais são as que surgiram há décadas e sobrevivem até hoje? Por que as pessoas tornam-se fiéis a elas? A fidelidade ocorre devido a um fator chamado atributo, ou seja, qualquer coisa que faça o consumidor sentir-se melhor, diferente, mais feliz, confortável ou mais confiante. "Só atributos emocionais explicam um indivíduo entrar numa fila para pagar 5 500 reais por uma bolsa", diz o consultor Carlos Ferreirinha, que coordena em São Paulo um MBA especializado no mercado do luxo. "As pessoas não estão comprando um produto, mas um comportamento." A Global Market Insite, Inc (GMI), fornecedora de soluções globais integradas para pesquisas de mercado na internet, e Allyson Stewart-Allen, uma das maiores autoridades mundiais de marketing, desenvolveram o Brand Barometer. Trata-se de uma ferramenta para medir o quanto os consumidores reconhecem marcas famosas e qual é a sua relação de confiança e credibilidade com elas. Nesta primeira edição o estudo analisou o impacto do nome de fabricantes de produtos eletrônicos, como Sony, Apple, Dell e Microsoft sobre mais de 17,5 mil compradores de 18 países. Quando o assunto é confiança, a campeã é a Sony: 81% dos entrevistados dos 18 países a posicionaram como líder nesse quesito. Do outro lado dessa tabela do estudo estão a Sanyo, a Hitachi e a Sharp, despertando confiança, respectivamente, em apenas 23%, 18% e 18% dos entrevistados. São esses e outros atributos que garantiram a longevidade de alguns produtos. Abaixo estão listados algumas das chamadas Vovós do Marketing, que continuam a encantar clientes, por mais que os anos passem: - Sabonete Gessy: 90 anos - Requeijão Catupiry: 94 anos - Desodorante Leite de Rosas, 75 anos - Pomada Minancora: 90 anos - Pastilha Valda: chegou ao Brasil em 1925 - Leite Moça: 114 anos - Amido Maisena: 135 anos - Fermento Royal: 85 anos - Leite Ninho: 77 anos - Maionese Hellmanns: 73 anos Essas velhas marcas possuem o peso da tradição e da confiança, que passou a ser o mais valioso tesouro, sofrendo mudanças ao longo dos anos, seja em suas fórmulas ou embalagens, garantindo a elas longa vida e clientes fiéis, mostrando que a força de uma marca é muito relevante, mesmo que mude o cenário econômico, político e social. Zarinha (Maria do Rosário Martins da Silva) Mestre em Marketing, Professora dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais UnilesteMG e FIC/DOCTUM (Caratinga). Consultora Externa do SEBRAE-MG. - Contato: e-mail: zarinha@uai.com.br
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