Mapeamento de processos x Crise

O conhecimento sobre os processos da empresa é a base para enfrentar esta crise econômica do Brasil

É evidente que a situação econômica que o Brasil está passando não está agradando muitos empresários e profissionais. Afinal, a cada dia que passa vemos notícia de empresas fechando suas lojas, reduzindo o número de funcionários e até mesmo falindo. Será que todas as empresas estão fadadas a agir desta maneira? Será que a próxima empresa a agir desta maneira será a que você está trabalhando? O que pode ser feito para se prevenir?

Uma maneira positiva de enfrentar esta crise onde os custos estão cada vez maiores e o capital cada vez menor, e precisa ser "gasto" de maneira sábia, é realizar um bom e efetivo mapeamento dos processos de sua organização.

Atualmente, embora este tema seja bastante difundido, existem poucas empresas que se preocupam em manter seus processos administrativos e produtivos, afetivamente mapeados e bem geridos. O não conhecimento sobre seus processos leva as empresas a enfrentar altos custos produtivos e administrativos, baixo de rendimento, incertezas, erros, falhas, falta de visualização de melhorias, e o principal de tudo: Falta de inovação.

"Sem movimento diário apropriado é impossível manter-se saudável. Todos os processos vitais exigem, para serem executados convenientemente, movimento tanto das partes onde ocorrem quanto do todo." (Schopenhauer)

Frente a crise uma empresa que possui processos bem mapeados e bem administrados pode observar em seus indicadores onde estão ocorrendo os "GAPs", onde possui oportunidades de melhorias, e onde a situação é mais crítica. Sendo assim, uma maneira de se antecipar aos fatores externos e começar a traçar planos de ações para se prevenir de grandes prejuízos.

Conhecer seus processos, gargalos e potencial produtivo, é o primeiro passo para realizar uma melhor gestão de recursos (humanos, financeiros e industriais), reduzir custos, melhorar a qualidade de seus serviços/produtos e obter melhores rendimentos.

Procure um Gestor de Processos e converse a respeito. Ele com certeza poderá te ajudar nestas questões.

ExibirMinimizar
Digital