Mais dicas para desempregados

Este artigo é uma continuação, como já sugere o título. Vejam essas dicas, que são baseadas em minha experiência cotidiana.

Como todos sabemos, não é um momento fácil de atravessar, não é mesmo? Ficamos logo preocupados, por diversos motivos, mas tenho certeza que, as finanças pessoais, estarão em primeiro lugar em nossas preocupações nesse período. Por esse motivo, escrevo acerca de pequenos fatos, que percebi e que me ajudaram/ajudam a ver soluções quando temos que "segurar" as finanças.

Já pensou em vender o que não usa mais?

É isso mesmo. Vender. Aquela camisa que você cansou de olha e esnobar, deixando ela lá, sem uso, ou aquele perfume que você ganhou, detestou e nunca usou. Aquele tablet que a criançada não usa mais e assim por diante. Existem plataformas, que permitem, que você venda seu produto, tudo na maior segurança.

Enjoei - Uma de minhas prediletas. Você cria uma conta e passa a ter uma "lojinha" onde você mostra seus produtos à venda. O comprador paga on-line e você envia o pedido. Fácil e prático. Ah, o site fica com uma pequena comissão.

Mercado Livre - Um dos pioneiros. Bem semelhante ao Enjoei, nele você pode ficar à vontade para vender seus produtos com segurança. O pagamento é on-line e seguro. O Mercado Livre já é "senior" nesse ramo.

Que tal comprar algo usado por um preço bem bacana?

Nesses sites citados acima, existem milhares de artigos de diversos tipos à venda. E o preço? Muito em conta. Palavra de quem comprou lá. Assim como você pode vender você pode comprar e vice-versa.

Mude alguns hábitos ao consumir

Coisas pequenas, podem fazer uma grande diferança! Já foi à feira comprar frutas e verduras? E ao "sacolão"? Durante nossa rotina estressante, nos rendemos gostosamente ao que é mais prático ou até mesmo mais "glamuroso". Por experiência própria: hoje, prefiro comprar frutas na feira ou em "sacolões". Frutas mais frescas e com o preço mais em conta.

E aquele happy hour? Bateu saudade? Não se desespere: vá ao mercado de sua preferência, compre as bebidas, petiscos e chame a galera. Com os produtos bem mais em conta do que o Bar X ou Boteco Y, você vai se divertir com suas companhias.

Reveja assinaturas e serviços

É muito importante mesmo aquela revista que você lê as vezes? Pense no impacto que ela pode estar causando em suas finanças. E seu celular? Sua Tv Por Assinatura? Está mesmo de acordo com suas necessidades? O custo disso tudo causa um impacto grande? Reveja. Eu fiz a revisão e conheço pessoas que fizeram, e isso fez uma boa diferença e economia. Lembre-se: não é cortar, e sim ajustar.

Nos períodos complicados, ou nos adaptamos ou permaceremos à deriva. Ajuste, mude e se adpte.

Este artigo é continuação deste.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento