Logística reversa no varejo: sustentabilidade e relacionamento com o cliente

A logística reversa é uma grande oportunidade para aqueles que querem manter bons relacionamentos com os clientes, com algumas atitudes o varejista pode além de transmitir uma imagem de sustentabilidade para o mercado, pode trazer seus clientes para as compras

Ao falarmos de logística a principal idéia que surge é que falaremos de transporte, porém, logística não se resume apenas em transporte, é importante entender que se for classificar alguma palavra como palavra chave para logística seria a “movimentação”, seja de produtos ou informações, desde a cadeia produtiva até o consumidor final.

A logística reversa é classificada da mesma maneira, caracterizando reversa simplesmente por ser a movimentação contraria, ou seja, o retorno dos produtos para reciclagens ou descartes, assim podemos entender de maneira bem simplificada como a transformação do lixo em matéria prima para novos produtos, gerando economia e reduzindo os danos causados ao meio ambiente.

É importante que as empresas criem projetos que incentiva a coleta seletiva e lixos eletrônicos, geralmente essas iniciativas é basicamente a instalação de eco pontos para que as pessoas façam uma destinação correta dos recicláveis, visto que muitas vezes as pessoas não sabem como fazer a destinação correta.

Feito a coleta todo material são destinado para empresa especializada, que depois presta conta sobre a destinação final dos produtos, mostrando o que foi extraído do lixo eletrônico e aonde será reutilizado novamente, assim como também as lâmpadas, o alumínio, vidros, tudo pode ser acompanhado desde a fonte até a finalização do processo.

Já não basta a competição de cada dia do varejo, agora é importante que os varejistas pensem nas mudanças econômicas atuais, na tal da recessão que vem aos poucos afastando o cliente das compras, cada um deve buscar maneiras de trazer os clientes para sua loja.

A logística reversa é uma grande oportunidade para aqueles que querem manter bons relacionamentos com os clientes, com algumas atitudes o varejista pode além de transmitir uma imagem de sustentabilidade para o mercado, pode trazer seus clientes para as compras.

É importante manter o foco na satisfação do cliente, trabalhando a eficiência para que o cliente reconheça que sua loja realmente é comprometida e responsável, essa ação deve iniciar já a partir das solicitações de trocas ou devolução, assim já fará que a empresa conquiste mais credibilidade e reconhecimento pelo atendimento, não tratando os clientes com desprezo quando eles solicitar devoluções, mantendo a equipe preparada para receber essas solicitações e providenciar os processos de troca e devolução de forma rápida e profissional.

Além de contribuir com o meio ambiente a logística reversa pode trazer lucros para as empresas, é uma oportunidade de mudança nas relações de mercados que sempre gastaram números significativos de recursos em marketing para trazer as pessoas para dentro das lojas, com a logística reversa ao trazer o cliente para devolver um resíduo tem uma oportunidade de um novo consumo e/ou de uma nova interação facilitando o relacionamento, torna se uma nova forma de se relacionar com os clientes.

“Consumidor satisfeito é sinal de cliente potencial de novas mercadorias.”

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