Logística no e-commerce

A importância da logística no comércio eletrônico e os desafios que surgem durante a sua execução

Logística é um ramo da administração responsável pelo controle de fluxo de mercadorias, pessoas ou informações do seu ponto de origem até o ponto de consumo. Além disso, a logística avalia e controla todo processo de sua produção entre esses dois pontos, no intuito de evitar erros na sua operação e obter uma produtividade mais eficaz e eficiente.

Podemos dizer que atualmente um dos maiores desafios da logística é o comércio eletrônico, também denominado como e-commerce. O e-commerce nada mais é que um padrão de comércio utilizado para venda e compra de produtos através de plataformas eletrônicas e pela internet, com a finalidade de atender as necessidades de seus clientes com mais rapidez e reduzir os custos.

A logística é vista como o grande ponto de partida para empresa obter sucesso nesse ramo, sendo ela pequena ou de grande porte. É necessário que haja planejamento na operação para evitar falhas durante todo o processo como, por exemplo, não entregar um pedido, enviar o produto errado, defeituoso, fora do prazo, entre outras questões. Esses erros já são o suficiente para a empresa perder o seu cliente.

O processo logístico deve ser implantado e executado de forma eficiente dentro de todas as operações do comércio eletrônico. É necessário que os especialistas dessa área criem mecanismos consistentes e estudem rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos), entre outros fatores que influenciam na área, para entregar os produtos ao seu destino final.

Principais atribuições para as empresas evitarem problemas:

1-Organizar a empresa antes de começar a vender pela internet;

2-Trabalhar com o estoque do fornecedor;

3-Usar a embalagem correta (cada tipo de produto merece uma proteção adequada);

4-Cumprir o prazo (não prometa prazos que não possa cumprir);

5-Rastreamento (faz o cliente sentir confiança na empresa e possivelmente voltar a comprar);

6-Escolha criteriosa da empresa responsável pela entrega (escolher a melhor transportadora para o serviço);

7 - Buscar a mercadoria na casa do cliente, não deixar que ele tenha trabalho algum;

8-Explicar detalhadamente no site como funciona o procedimento de trocas/devoluções é questão de respeito ao cliente e não pode ser deixado de lado.

As empresas que implantam a logística e praticam suas ações corretamente estão sendo valorizadas pelos os seus clientes, consequentemente obtendo uma ótima imagem perante o mercado em que está situada e adquirindo uma grande vantagem sobre seus concorrentes. Sendo assim, podemos observar que a logística garante muitos ganhos para as entidades que possuem lojas virtuais.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento