Café com ADM
#

Logística necessita de prazos

A logística vem se desenvolvendo ao longo dos anos numa velocidade que impressiona. Com o aumento e a diversidade de tecnologias que estão sendo oferecidas hoje, acredita-se que controlar os processos se tornaria tarefa mais fácil e, conseqüentemente, as possibilidades de gerar cada vez mais informações complexas através de ferramentas adequadas pode otimizar o processo. Por mais que a Logística tenha se desenvolvido, por influência de multinacionais industriais e varejistas da Europa, Ásia e EUA, ainda existem inúmeras oportunidades de melhorar o atendimento para que os consumidores finais fiquem satisfeitos.
Podemos dizer que muitas das ineficiências são dadas no sentido inverso da Cadeia de Abastecimento, e que podem ser rastreados facilmente quando a cadeia está alinhada. Podemos citar entre as maiores deficiências neste caso, o cumprimento de datas estipuladas, seja na negociação ou no atendimento de solicitações aos outros elos da cadeia.

Conseqüentemente, estoques de segurança são utilizados visando que a ineficiência não afete a satisfação do consumidor final, ação que nada tem a ver com as falhas dos elos dessa cadeia. A utilização corriqueira dos estoques de segurança é totalmente inadequada, pois estes só devem ser utilizados em casos especiais, como sinistro, assim as empresas poderiam utilizar de forma mais inteligente este recurso. Mas para que isto ocorra, necessitaríamos que todos os elos estivessem conectados e comprometidos com os prazos.


No contexto logístico, onde cada vez mais são eficientes as operações, só é possível realizar previsões mais precisas utilizando modelos estatísticos avançados se prazos de entrega, que são essências para a efetivação do processo forem cumpridos. Somente dessa forma a logística conseguirá garantir a satisfação do consumidor final. Artigo Publicado originalmente no Jornal do Comércio (Porto Alegre/ RS)
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.