Logística como vantagem competitiva

O consumidor deseja qualidade superior, individualidade, e preço baixo. O que as empresas fazem é materializar o desejo do consumidor

O consumidor deseja qualidade superior, individualidade, e preço baixo. O que as empresas fazem é materializar o desejo do consumidor, e para isso usam o sistema logístico, que tem o objetivo de fornecer produtos para o mercado com preços capazes de cobrir os custos da empresa e ainda garantir lucro. Vale mencionar que os custos são a parte fundamental no processo de decisão logística, pois a logística trabalha em reduzir estes custos.

Passou-se a dar maior crédito a área de logística porque ela coordena suprimentos, controla a produção e distribuição, e coordenar essas atividades são essenciais para manter uma organização “em pé”. Pois com a logística consegue-se somar os esforços de vários setores da organização e entregar resultados até mesmo excedentes á expectativas, quando se tem um bom desenvolvimento logístico.

De forma mais abrangente além da logística cuidar do suprimento de materiais, a movimentação interna e o controle de produtos, ela ainda fornece apoio á venda dos produtos e a colocação do produto acabado ao consumidor. Percebe-se que mais uma vez a logística volta-se para o cliente. Num primeiro momento, a logística cuida de produzir o melhor por menos, garantindo assim satisfação ao cliente, e num segundo momento, a logística trata de disponibilizar o produto certo, na quantidade certa e no momento certo para o cliente.

Quer dizer, uma vez que a logística busca fornecer o melhor por menos e no tempo certo, ela está sempre em busca de melhoria continua dos processos organizacionais. A sua importância está em ganhar vantagem competitiva com atividades integradas e sempre desenvolver os processos sem deixar de lado os objetivos organizacionais.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento