Café com ADM
#

Linguagem corporal no caso Pistorius: não vejo, não escuto, não falo

Pistorius, atleta sul-africano é acusado de matar a namorada Reeva com quatro tiros. Será que ele realmente matou a namorada? Para entender o caso melhor, vamos analisar a linguagem corporal dele nas fotos que passaram pelo mundo.

Oscar Pistorius é primeiro atleta amputado a disputar uma Olimpíada na prova dos 400m rasos, em Londres/2012 –, e representou um grande exemplo para milhões de pessoas. Pistorius ainda não falou sobre o que aconteceu, mas seu corpo já deu alguns sinais.

Primeira imagem - fonte: media salon

http://media.salon.com/2013/02/aptopix-south-africa-pistorius-shooting.jpeg4-1280x960.jpg

Segunda imagem - fonte: Getty

http://media.indoor.pt/0215-pistorius-court-crying-3.jpg

Os macaquinhos, conhecidos como 'Três Macacos Sábios', ornamentam a porta do Estábulo Sagrado, um templo localizado em Japão, na cidade Nikko do século 17. Seus nomes são 'mizaru' (o macaco que cobre os olhos), 'kikazaru' (tapando os ouvidos) e 'iwazaru' (tampando a boca), que na língua é traduzido como 'não ouça o mal', 'não fale o mal' e 'não veja o mal'. A palavra 'saru', em japonês, significa 'macaco' e tem o mesmo som da terminação verbal 'zaru'.

Eye Blocking

Uma situação parecida se apresenta na primeira foto. Pistorius esta tampando os seus olhos com ambas as mãos.

O ato de tampar os olhos (eye blocking) é uma tentativa inconsciente da mente para bloquear temporariamente o objeto do medo, desprezo, nojo, etc -. "Se eu fechar meus olhos por um segundo, isso pode ir embora. Uma forma mais sutil deste eye blocking é o fechamento prolongado das pálpebras.

Falta ressaltar que até cegos apresentam este tipo de comportamento em dada situação.

O que Pistorius queria bloquear da sua mente? Será que era o ato do crime. Será que as imagens do crime estão perseguindo o atleta, e ele tenta, de forma inconsciente, bloquear estas da sua mente.

Outros sinais corporais - cluster

Verifica ainda a veia lateral da fonte (fonte) esta saltada

e a cabeça inclinada para frente. Todos estes sinais apontam pela estado de ansiedade, defensivo e as emoções negativas sentido neste momento.

Verificando a segunda foto vemos as sobrancelhas elevados para cima, criando um tipo de triângulo. Consequentemente, a testa esta enrugada. Isso é um forte sinal de tristeza. Em todas as culturas, as pessoas expressam a sua tristeza com uma posição das sobrancelhas de forma parecida, comprovado ainda pelos estudos do psicólogo americano Paul Ekman (a linguagem das emoções, editora Leya - 4. edição, 2011.

Dificilmente um pessoa que não seja realmente triste conseguira imitar esta posição das sobrancelhas.

Conclusão:

A polícia suspeita que Pistorius matou a sua namorada a tiros. E ainda, que ele e Reeva tinham brigado na noite do crime por ciúmes em relação ao amigo da namorada.

As imagens acima apontam na mesma direção:

Pistorius quer bloquear certas imagens da sua mente - possivelmente o cruel assassinato com as próprias mãos.

Pistorius está realmente triste e abalado. Estas emoções não foram fingidas. Se a causa do crime fosse ódio, interesses financeiros, etc, Pistorius mostraria outras emoções (por exemplo raiva, desprezo ou vergonha).

As duas fotos não seriam suficiente para julgar o caso dele, mas em contexto com outras informações conseguimos compreender de forma melhor o caso.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.