Líderes nascem líderes?

O desempenho da equipe é reflexo do desempenho do líder. Se o líder é ruim, terá uma equipe ruim, com resultados ruins. Se o líder é extraordinário, terá uma equipe extraordinária, com resultados extraordinários

Ser líder nos dias atuais é um desafio diário.

Não basta conhecer o trabalho que deve ser executado. Não basta cobrar resultados pressionando o liderado sob ameaças de demissão.

A visão de chefe cujo ditado é manda quem pode, obedece quem tem juízo, não tem aplicabilidade para o líder coach.

Mais afinal o que é o líder coach?

O Líder Coach é aquele que ouve em sua essência, estimula o liderado a resultados extraordinários, os faz pensar, trazer respostas/soluções aos problemas, desenvolve novas habilidades, motiva, levam-nos a serem melhores do que são fazendo-os sair da posição mediana para a excelência.

É o treinador que busca nas técnicas do coaching soluções para sua equipe sobressair e ser vencedora.

E quais são as técnicas do coaching?

São várias, mas a principal é a maiêutica, ou seja, a arte de perguntar.

Veja bem não são simples perguntas, são perguntas poderosas, capazes de mudar o pensamento, a visão e atuação levando o liderado a resultados de alta performance.

E como nos tornamos líderes? Os líderes nascem como líderes? Ou os líderes são feitos? Ou ambos?

G. Clarke responde as perguntas afirmando que "todos nós nascemos da mesma maneira, somos feito de carbono, temos dez dedos nas mãos, dez dedos nos pés. Excluindo defeitos de nascimento ou de algum acidente ocorrido ao longo da vida, todos temos as mesmas faculdades para explorar, então eu acredito que todos são lideres em potencial no entanto são os fatores externos, sociais e pessoais que transformam um indivíduo em líder ou não".

Já M. Wierzgac acredita que líderes são feitos, são forjados em uma das seguintes situações: 1º) Uma crise ou evento o coloca a exercer uma função de liderança; 2º) Sua personalidade já é de líder e naturalmente o conduz a liderança de grupos e 3º) Algumas pessoas escolhem ser líderes, para isso devem ir fundo na qualificação buscando treinamento qualificado a fim de exercer corretamente sua função de liderança.

Eu acredito que todos nós nascemos com o poder de autoliderança. Nós que fazemos nossas escolhas e escrevemos nossas histórias. Somente nós somos destacados e contemplados com autonomia total de liderar nossas vidas.

Já liderar equipe, acredito que alguns nascem com perfil de liderança, outros trabalham, buscam qualificação e se tornam líderes.

Se todos nascessem com o perfil de liderar equipes, quem executaria? Quem teria o perfil para fazer a contabilidade? Quem faria aquele cafezinho/chá saboroso para manter o ânimo dos colaboradores? Quem programaria softwares?

Cada um tem o seu perfil e se completam.

Assim como o corpo não é só cabeça, todos os membros são essenciais para o bom funcionamento da máquina humana, da mesma forma é uma empresa, igreja e demais instituições: do Motorista ao CEO/Presidente, do Porteiro ao Pastor todos são vitais na produção do sucesso.

O desempenho da equipe é reflexo do desempenho do líder. Se o líder é ruim, terá uma equipe ruim, com resultados ruins. Se o líder é extraordinário, terá uma equipe extraordinária, com resultados extraordinários.

Este é o diferencial do Líder Coach. Ser uma pessoa fantástica, com visão empreendedora, com poder de influenciar todos ao seu redor, com paciência para ouvir, com foco em atingir metas, solucionar problemas, demonstrar seu verdadeiro interesse pelos colaboradores e acima de tudo capacidade de levar o desempenho dos liderados de mediano ao mais elevado nível.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento