Liderando com significado e alta performance: 5 conselhos
Liderando com significado e alta performance: 5 conselhos

Liderando com significado e alta performance: 5 conselhos

Como transformar a teoria em sucesso? Como traduzir em dicas úteis alternativas para o líder de desenvolver uma equipe focada em excelência?

Muito tem se falado sobre perfil de liderança, sobre características que levam as pessoas ao sucesso, sobre competências e habilidades. Peço licença à você neste momento para dar um passo atrás e convidar para debate dois elementos importantes deste contexto: significado e alta performance.

Ao longo de nossa trajetória como seres capazes de separar o joio do trigo somos sugados pela exigente demanda do dia a dia e acabamos sendo atropelados pelas atividades mecânicas, que podem nos levar a escolher o joio ao invés do trigo. Isso mesmo, o homem é um ser capaz de fazer escolhas erradas, por isso possui essa paixão cega por aprender, buscando significado em tudo o que faz para se sentir humano, integral, completo.

Todos nós já estivemos na posição de líder ou de liderados, já sofremos como líderes ou como liderados, já sentimos impactos positivos e negativos de diferentes ações praticadas por um líder. E, se eu tivesse que eleger uma característica, um elemento que contribuísse para a construção de um líder de sucesso eu escolheria clareza. Independente do perfil de liderança. Possuindo clareza sobre o caminho a ser percorrido (meta), clareza sobre as estratégias a serem adotadas (ferramentas) e clareza sobre a importância que as pessoas possuem para a transformação do sonho em realidade, consegue-se chegar onde se quer com alta performance. É preciso reafirmar que, se você não tem clareza para onde vai ninguém te seguirá.

Cada vez mais o mercado abre alas para o líder que tem visão de futuro, constrói projetos com a equipe a médio prazo, inspira o time delegando, incentivando, acompanhando, cobrando e exigindo mais, entendendo o significado e o impacto de suas ações perante a equipe, perante pares, perante o mercado. O líder visionário abandonou o modelo velho de administração que baseia-se em controle, repetição, rigidez e comando porque sabe o que Steve Jobs já disse no passado: "Não faz sentido contratar profissionais inteligentes se tiver que dizer à eles o que fazer".

Liderar é transformar sonhos em realidade liberando a energia de todos para manter o sonho coletivo. Mas como traduzir isso em ações mensuráveis no dia a dia? Como transformar teoria em sucesso? Seguem cinco fatores que devem contribuir para ampliar o significado das ações que levam à alta performance:

1. Negócio- Foco no futuro, no mercado e na concorrência. Libertar a mente e expandir a consciência para ter ideias poderosas;

2. Visão- Ter clareza nas metas e sonhar para alcançar vitórias extraordinárias;

3. Intenção- Aprender a usar o poder e propor projetos a médio prazo com a equipe.

4. Comprometimento- Abrir o coração e apaixonar-se para inspirar o time;

5. Ralação- Isso mesmo, muito trabalho. Criar uma estrutura prática para executar o sonho no mundo real.

Afinal de contas o que queremos além do sucesso? Usufruí-lo, entendendo que é construído todos os dias, através e com as pequenas vitórias e conquistas diárias, superações que unidas levarão a equipe como uma flecha certeira em direção a alta performance. Tarefa nada fácil não é mesmo? Mas quem disse que seria?

ExibirMinimizar
aci baixe o app