Liderança por J. Hunter: 10 lições que não envelhecem

Será que as lições de James Hunter para liderança, escritas na década de 80, permanecem atuais?

O Monge e o Executivo, livro de James C Hunter lançado no final da década de 80, ainda tem inspirado milhões de pessoas no mundo.

Confira 10 lições sobre liderança extraídas desta obra :

1- O LÍDER PRECISA SABER OUVIR- Para ser um bom líder uma das habilidades primárias é saber ouvir, a comunicação pode ficar extremamente comprometida quando não se ouve com a devida atenção, além de emitir mensagens negativas, tais como: desrespeito ao que está sendo dito e desvalorização da opinião alheia, muito possivelmente por julgar que suas falas e pensamentos são muito superiores aos de quem está falando.

2- É NECESSÁRIO ENTENDER A DIFERENÇA ENTRE PODER E AUTORIDADE- Por meio do primeiro é possível convencer alguém, entretanto coercitivamente pela força da posição que ocupa, outrossim autoridade é uma habilidade de convencer alguém, mas através da influência pessoal que exerce sobre aquela pessoa, de maneira que a mesma execute a atividade de boa vontade. A autoridade é a base de uma boa liderança, já que o poder com o passar do tempo corroi os relacionamentos.

3- MANTENHA O RELACIONAMENTO COM PESSOAS E TAREFAS EM EQUILÍBRIO- Não basta ter conhecimento técnico, é necessário ter outras habilidades. Por isso nem sempre alguém que possui conhecimento técnico tem aptidões para exercer cargos de liderança. O relacionamento entre os elementos envolvidos é o principal motivo de sucesso em uma organização, sempre permeado pela confiança entre as partes.

4- QUEBRE PARADIGMAS- Os paradigmas exercem influências nos relacionamentos, muitas vezes negativas. Quando isso acontece, é hora da mudança. Entretanto o ser humano tem resistência natural às mudanças, fato que dificulta qualquer transformação. A tendência comum é “ver o mundo como nós somos e não como ele é”. O modelo piramidal de administração- cujo poder vem de cima para baixo e há maior preocupação com a chefia do que com os clientes- é um paradigma, entretanto nem sempre um modelo que serviu com eficiência em uma época servirá para outras situações. A ordem da pirâmide deveria inverter-se, tendo clientes como base, sendo seguidos imediatamente pelos funcionários na escala de importância, ficando a última camada para os líderes, os quais deveriam perceber sua importância no sentido de servir grupo para o qual lidera, satisfazendo as necessidades de seus liderados.

5- RESPEITE OPINIÕES - não tenha medo de colaboradores com espírito desafiador, valorize as opiniões contrárias.

6- LIDERAR É INFLUENCIAR PESSOAS- liderança é influenciar pessoas a trabalharem por objetivos visando o bem comum. Liderar é servir. Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Martin Luther King e Jesus Cristo são citados como exemplos de líderes que exerceram somente a influência em prol de objetivos que visavam o bem comum. As intenções devem ser seguidas de ações, mas isso só será realizado se houver como premissa básica a vontade. Liderar é “identificar e satisfazer necessidades”.

7- O AMOR ESTÁ RELACIONADO COM LIDERANÇA- Para compreender “liderança, autoridade, serviço e sacrifício” é preciso primariamente compreender o amor. Amor não se refere aos sentimentos e sim às ações, é sinônimo de liderança , a qual por sua vez é sinônimo de servir, sendo “uma das principais tarefas do amor prestar atenção às pessoas”. O amor, consequentemente a liderança, podem ser resumidos em alguns conceitos: paciência, bondade, humildade, respeito, abnegação, perdão, honestidade, compromisso. O líder deve demonstrar portanto, autocontrole, dar atenção, apreciação e incentivo, ser autêntico sem ser arrogante, tratar os outros como pessoas importantes, satisfazer as necessidades dos outros, desistir de ressentimento quando prejudicado, ser livre de engano, sustentar suas escolhas, pôr de lado suas vontades e necessidades, buscando o bem maior para os outros; atrelando todas essas características tem-se enfim o líder servidor. Atualmente, vemos nas organizações, uma onda crescente da espiritualidade corporativa.

8- PROMOVA UM AMBIENTE DE TRABALHO FAVORÁVEL - o líder precisa criar um ambiente de trabalho favorável ensejando crescimento às pessoas. É importante normalizar comportamentos de liderança no sentido positivo, atitudes como elogiar pessoas em público, ao invés de adverti-las gera um ambiente agradável , pois o que o líder faz automaticamente gera uma mensagem seja ela positiva ou negativa. Entretanto, não é possível mudar ninguém, “a única pessoa que você pode mudar é você mesmo”. Sobre a motivação, é possível ensejar condições motivacionais, mas são as pessoas que precisam estar abertas às mudanças.

9- ASSUMA RESPONSABILIDADES- Muitas líderes não assumem responsabilidades e atribuem ao outro,- leia- se, equipe, pares, superiores-, erros que possam vir a acontecer. O líder tem possibilidades de escolha e é responsável por elas.

10- DISSEMINE A VISÃO E A MISSÃO ORGANIZACIONAL, MAS ACIMA DE TUDO AJA DE ACORDO- Existe a importância da visão e da missão organizacional, entretanto as pessoas só irão aderir à missão e aos objetivos, se primariamente aderirem ao líder. Dê atenção a este fato.

Resumindo, liderarança não é um cargo, e sim uma condição que propicia o serviço. O líder precisa direcionar a equipe com motivação, entusiasmo e coerência, estimulando o empenho e o comprometimento de cada um; e isso será conseguido acima de tudo pelo exemplo. Um profissional que vê a liderança como um cargo e que está nele pelo status, está indo pelo caminho errado. Liderar é inspirar e servir.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    ROBERTA TRINDADE

    ROBERTA TRINDADE

    Graduada em Administração, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Comercial e Vendas. Possui sólida vivência na área comercial e em gestão de equipes. Atualmente coordena a área de treinamento, qualidade e atendimento em uma das maiores Instituições de Ensino do Brasil. Apaixonada por aprendizado, viagens e pessoas, não necessariamente nesta ordem. Seu lema: faça o melhor que puder com os recursos que possuir. Faça a diferença.
    café com admMinimizar