Liderança: o que você precisa saber

O objetivo é mostrar os conceitos básicos, tipos de liderança, como traçar o perfil entre outros detalhes.

Harold koontz e Cyrril O‘Donnell afirmam que a liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum.

Minha opinião a respeito de liderança: liderar é conseguir resultados através dos liderados.

Liderança e seus comportamentos

Existem pessoas que falam que quem é líder já nasce líder, a meu ver não deixa de ser verdade se você faz um teste DISC pode mostrar que você é um ser dominante, autoritário e é focado nos resultados, mas se este líder não tiver certo grau de conhecimento de gestão de pessoas, conhecimento de relacionamento e saber persuadir e ser inteligente emocional, não terá sucesso, abaixo quero esclarecer como funciona o DISC.

DISC - Liderança - O que você precisa saber

D – Dominador: Assertivo, direto, orientado a resultados, firme, persistente, objetivo e confiante.

I – Influente: Extrovertido, otimista, empatia, persuasivo, bem-disposto e alegre.

S – Estabilidade: Calmo, tolerante acomodado, confiável, humilde e diplomático.

C – Conformidade: Analítico, prudente, preciso, meticuloso, reservado e sistemático.

O que o DISC nos mostra

Características das pessoas, motivações e forças, comunicação e forma de gerenciar;

Mostra os pontos que deixam a desejar, pontos que não são fortes;

Facilita a alocação de colaboradores já com o perfil definido, gerando mais resultados;

Amplo autoconhecimento;

O que o DISC não nos mostra

O DISC não avalia a inteligência de um indivíduo;

Não detecta habilidades;

Não avalia valores;

Não considera experiência e maturidade;

Não é uma ferramenta para manipular ou rotular pessoas.

Dados do disc - Site: Etalent

Defina suas escolhas e estratégias

Para você definir quais são suas escolhas, ser uma pessoa que quer responsabilidades tem que estar preparado para assumir poder e ser um líder pleno com foco nas pessoas e nos resultados. Você tem que estar disposto a ser uma pessoa que enfrente desafios e saber absorver os impactos e ser uma pessoa que possui resiliência, porque certamente problemas irão aparecer para ser resolvidos aos montes e nunca acabam, sempre tem algo novo a ser resolvido.

O que irá mover toda esta caminhada na liderança são os objetivos para alcançar seus sonhos, o que você quer de bom para sua família, para você é o que vai mover sua motivação todos os dias defina estes pontos.

A estratégia é muito importante na liderança, ter seus liderados com conhecimento dos objetivos e metas que deverão alcançar, fazer com que eles trabalhem sempre dentro do planejado e o mais importante é que eles participem das decisões, contribuindo com ideias, assim ficarão em uma posição mais confortável.

Faça um plano de ação onde todos têm tarefas e com datas de início e término, acompanhando a evolução do mesmo, não adianta fazer e não acompanhar, porque as pessoas vão sentir que não tem importância e deixarão de lado.

Liderança - o que você precisa saber, que necessariamente você terá que ser um líder pleno, dentro da LIDERANÇA SITUACIONAL o foco nas pessoas e nos resultados.

Qual o seu perfil de líder

Liderança - O que você precisa saber

Autocrático – Focado nas Tarefas

Praticamente é um chefe a moda antiga toma as decisões e comunica quem irá executar e como ele quer, não se incomoda muito como serão executadas as tarefas, o que ele quer é o resultado, se alguém está com problemas ele não que saber, coloca outro no lugar e pronto, o ambiente de trabalho fica pesado e sem clima para exercer as funções.

Democrático – focado nas pessoas.

Ser um líder democrático e ter o foco nas pessoas, é aquele líder que está sempre defendendo a equipe e praticamente não tem muito foco no resultado, tem muita abertura para diálogo, comunicação constante, o que muitas vezes acabam sendo realizadas as tarefas, mas precisa estar com a inteligência emocional equilibrada para não cometer deslizes, a tendências deste tipo de liderança é que os liderados se acomodem em virtude da falta de rigorosidade.

Líder Pleno – Focado nas pessoas e nas tarefas.

Este tipo de líder está sempre com o foco nos resultados e nas pessoas e podem migrar, ora para o autocrático e ora para o democrático, ele sabe perfeitamente qual o perfil de cada colaborador e sabe também qual a necessidade de atingir os resultados.

Líder visionário

Trabalha como um empreendedor tem uma visão futura e não se importa de correr riscos, acredita totalmente na equipe porque tem um lado de persuasão aguçada e as pessoas acreditam nele. Faz trabalhos de estudos de comportamentos nos liderados e coloca cada um onde pode produzir mais e a motivação é o alimento da equipe.

Líder Coach

Definição de coach:

Um treinador, que assessora os seus liderados, clientes e superiores como chegar a conclusões, definir ações para alcançar seus objetivos e metas.

Então o líder Coach, acredita muito na evolução das pessoas e assim alcançar as metas propostas, está sempre com novos desafios e sempre disposto a ensinar algo diferente a seus liderados, possui facilidade de ensinar de forma otimista e criativa, devido a isto, ele conquista o respeito dos liderados e alcança os objetivos. Este tipo de liderança se aproxima muito do Líder Pleno, o que ele tem a mais é a facilidade de conduzir os liderados através de métodos de aprendizagem. O líder pleno no caso busca resultados através do conhecimento das pessoas.

Nota: Geralmente quem é um Coach de verdade não que trabalhar liderando pessoas em um mundo corporativo.

Líder Liberal ou Laissez Faire

Este perfil de liderança trabalha com liberdade aos seus liderados, as vezes trabalha de maneira que: tanto faz como fez, o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

Este perfil existe também em empresa mais sólida, onde os liderados já possuem capacitação para exercer suas funções, possivelmente uma equipe madura, com capacidades próprias e que não necessita de supervisão constante.

Neste caso também pode ocorrer que a as tarefas fica a critério da própria equipe que as vezes acaba gerando conflitos.

Líderes Teoria X e Teoria Y

Os líderes da teoria X como já disse em um dos perfis acima, são mais chefes do que líderes, eles pensam que as pessoas estão agindo de maneira que não gostam de trabalhar e que ficam querendo esconder o trabalho. Teoria X possuem resistência a mudanças acham que se mudar não vai dar certo, continuam fazendo como a 30 anos atrás e por isso acha que se mudar vai dar tudo errado e muitas vezes se encaixam na liderança Autocrática referente a acontecer de forma rígida.

Os líderes da Teoria Y abordam uma forma mais voltada ao estilo democrático, gostam de liberdade para trabalhar, sem pressão e acham que são autossuficientes, atirados, possuem o foco na tecnologia e acreditam que os controles devam ser automatizados e informatizados para dar certo.

Conclusão - Qual é o melhor tipo de liderança?

Existem alguns tipos de líderes citados por alguns autores, que eu não concordo devido cada perfil se encaixar dentro de algum dos anteriores, por exemplo: Conselheiro, ajuda as pessoas com os objetivos das pessoas, este perfil pode se encaixar o líder coach ou democrático.

Todos os tipos citados acima possuem desvantagens e vantagens, e posso dizer com certeza que nem todas as empresas possuem os mesmos perfis, dependo do estilo de produto, de como a empresa está posicionada no mercado, qual a vida financeira. Existem pesquisas que falam sobre as melhores empresas para se trabalhar, por isso digo que cada uma tem um perfil ideal, se os liderados não têm problemas e recebem todos os benefícios eles trabalham mais felizes.

Existem tipos de empresas que o trabalho é pesado, metalurgia, mineração, petróleo entre outras, pessoas correm maior risco de acidentes, locais insalubres e agressivos a saúde faz com que a tarefa dos líderes seja mais trabalhosos, e até exigem um perfil mais enérgico.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento