LIDERANÇA E O DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS


“Um sinal de que um executivo é promissor é a sua capacidade de calcular riscos melhor do que os outros executivos. Há momentos, entretanto, em que mesmo uma análise precisa não funciona bem. Às vezes, o que vale é simplesmente o instinto. O desafio é antecipar-se às decisões e preparar-se para lidar com as contingências”. Michael Useem


A frase acima representa um desafio para os líderes de equipes atualmente.




Como lidar com tantas contingências e variáveis? O que fazer?



A proposta deste artigo é propiciar a reflexão de alguns referenciais sobre a importância do papel da liderança no desenvolvimento das pessoas e no alcance dos resultados esperados pela empresa.



Saber aonde se quer chegar e quais são seus valores é essencial para atingir o seu objetivo, para assegurar que todos os interesses e preocupações sejam transformados em decisões ágeis.

Criar essa compreensão na cultura de uma empresa pode, da mesma forma, ajudar todas as pessoas a serem mais lúcidas e a agirem tempestivamente. Se não soubermos claramente aonde queremos chegar, estaremos propensos a vagar.

E, sem saber como chegar ao nosso destino, nunca o alcançaremos - mesmo quando pudermos percebê-lo. Sem que se esteja convencido e focado no que se deseja atingir, as pressões que surgirem no meio do caminho irão desviá-lo do seu objetivo.

Você sabia que a delegação de poder de maneira criteriosa aumenta o poder de quem o delega? Ao conceder aos membros de sua equipe mais autoridade e mais ferramentas para executarem o serviço, você amplia sua influência. O colaborador adquire maior incentivo para trabalhar. Com a responsabilidade estabelecida dessa forma, eles também passam a ter uma razão para realizar um trabalho ainda mais positivo.

O mesmo vale para a liderança. Não se trata apenas de ter seguidores, mas principalmente de saber quantos líderes você conseguiu criar entre esses seguidores. Quanto mais liderança existir, mais eficiente será o gestor.

O novo milênio anuncia uma era de trabalho em equipe e em rede. A habilidade de um gestor em liderar uma equipe está baseada na capacidade de liderança de cada um dos membros da sua equipe. Difundir a liderança não é apenas uma questão de delegar trabalho. Incentivar lideranças entre os membros da equipe é pré-requisito para o gestor exercitar o poder de maneira eficiente.

Para garantir uma liderança mais efetiva procure:

1. Conhecer a si mesmo: procure entender seus valores, crenças e habilidades e a sua missão e visão de mundo.

2. Comunicar-se de forma clara: somente assim seus colaboradores poderão entender aonde você quer chegar e se querem acompanhá-lo.

3. Conseguir o comprometimento da sua equipe: busque o exercício do dialógo em sua equipe e desafie-os constantemente na busca do autodesenvolvimento.

4. Agir: é necessário que você tenha atitudes coerentes com seus objetivos e os valores e cultura da empresa.

5. Comemorar os sucessos com a sua equipe.

E agora que tal pensar: Em que você precisa melhorar? Como está a sua equipe? O que você tem realizado para desenvolver sua equipe? O que é necessário fazer agora que não estou fazendo?

Eliana Pessoa elianapes@gmail.com
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.