Liderança é cuidar de pessoas

Quando se trata de pessoas, é papel da liderança é descobrir talentos e os nutrir

Olá, prezados leitores!

Esse é só o começo de um assunto polêmico sobre os dez mandamentos da liderança, por isso, escreverei brevemente sobre as pessoas dentro da organização e continuarei a abordar em artigos posteriores haja vista se tratar de um tema vasto e com muitas variações mas a essência segue abaixo.

Em minha jornada, já presenciei gestores de vários seguimentos sequer fazerem questão de nortear suas ações por tais mandamentos, mas já tive o prazer de ver gestores que com maestria seguiam tais mandamentos, o que era notório o maior rendimento de seus colaboradores bem como a excelência em suas gestões como bons lideres.

Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, escreve de forma clara e contundente em suas obras que um bom líder faz seguidores mas também descobre novos talentos com a capacidade de liderar suas equipes.

Outra questão abordada por Drucker é a que temos que deixar de lado aquela velha e irônica mania de acharmos que o gestor gerencia "humanos como recursos" tão somente.
Os colaboradores, possuem vidas, famílias, problemas, qualidades enfim.., cada um possui uma peculiaridade e o bom líder tem que ter a sensibilidade de identificar isso e dentro do bem comum, gerenciar de forma humana a vida de seus colaboradores. Temos que deixar de tratar as pessoas lideradas como somente recursos e tratá-los como humanos!!

Para um bom líder, para um verdadeiro líder, o prazer não está somente em ter seguidores mas identificar novos lideres que sigam seus ensinamentos e os pilares da liderança contemporâneo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento