Liderança Contingencial (Situacional)

A liderança contingencial (situacional) é baseada na abordagem contingencial que se concentra no comportamento dos seguidores (liderados), independentemente que o líder realize, a eficácia depende das ações de seus liderados.

Quando falamos de liderança, logo vem a mente um processo de influenciar as atividades individuais e grupais. Um líder deve possuir várias habilidades e atitudes para obter o compromisso da equipe com os resultados.

A liderança contingencial dá a liderança um atributo psico-social complexo, diferentemente das teorias baseadas na característica de personalidade de um líder.

Na liderança contingencial o líder não tem um modelo de liderança, pelo contrário, são os seus seguidores que ditarão qual estilo de liderança seguir, conforme a situação criada.

É um estilo de liderança centrada no líder, nos liderados e na situação. Conforme a maturidade de sua equipe, o líder irá cobrar resultados. É algo difícil de ser definido, pois numa situação em que o líder é extremamente eficaz, em outro momento pode ser inadequado.

Por exemplo, um líder de personalidade forte, pode ser um agente impulsionador para uma equipe de pessoas dependentes e que possuem uma tarefa a ser cumprida num curto espaço de tempo, de outra maneira pode causar a desmotivação em pessoas mais maduras, as quais realizam tarefas com autonomia.

A liderança contingencial (situacional) é baseada na abordagem contingencial que se concentra no comportamento dos seguidores (liderados), independentemente que o líder realize, a eficácia depende das ações de seus liderados.

Conforme teoria existe três conjuntos de forças que influenciam um líder na escolha de seu estilo:
- Forças presentes no líder
- Forças presentes nos colaboradores
- Forças presentes na situação.

A partir daí, ocorre à necessidade de flexibilização do papel da liderança, não sendo centrado no líder, e sim na maturidade dos colaboradores, do grupo ou da equipe.

Um líder poderá assumir uma conduta autocrática (autoridade formal), ou conduta democrática, ou mesmo uma conduta liberal, conforme a maturidade de seus colaboradores.

Seja qual for à situação, o líder precisa desenvolver sensibilidade e percepção para definir como sua equipe atuará.
Mesmo assim, um líder não pode perder de vista sua função de gerenciador, com foco nos objetivos e resultados.

A liderança contingencial (situacional) foi criada por Kenneth Blanchard e Paul Hersey, sendo um instrumento que serve para auxiliar as pessoas a compartilhar expectativas em seu ambiente, permitindo-as tornarem pessoas responsáveis e auto-motivadas. Líderes conscientes sabem que a essência da vida da empresa está nas pessoas, na sua capacidade de fazer acontecer, portando sua missão é despertar em seus liderados este senso de responsabilidade.

(Kenneth e Paul Hersey são dois psicologos, autores desta teoria, que estudaram o modelo de liderança situacional; Obra: Psicologia para Administradores - A Teoria e as Técnicas da Liderança Situacional São Paulo: EPU, 1986)



Escrito por Mara Perillo

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Mara Perillo

    Mara Perillo

    Graduanda em Licenciatura Letras-Português- UFLA (2011/2015); Pós-Graduação - Lato sensu: Assessoria Executiva- Uniítalo(2009/2010); Graduada em Tecnologia de Processos Gerenciais, UNOPAR (2008). Membro do NEFIR - Núcleo de Estudos de Filosofia e Religião/ BSGI; Membro do DEPEHUS - Depto.Educação Humanista Soka/BSGI. Atuação no sistema financeiro durante 21 anos, assessoria à gerência. Aspiração à carreira acadêmica, área de conhecimento: Administração,Comunicação e Educação. Publicação de artigos na mídia on-line e participação em Banca de TCC.

    Sun Tzu disse:
    "Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo, ainda que enfrente cem batalhas, jamais correrá perigo. Aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo,às vezes ganha, às vezes perde. Aquele que não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, está fadado ao fracasso e correrá perigo em todas as batalhas".
    café com admMinimizar