Liderança assertiva: motivando e gerenciando equipes

Esse artigo foi feito para auxiliar pessoas que desejam atuar como líder, mas que acabam tendo uma certa dificuldade. A liderança é uma habilidade que precisa ter um sentido claro e ser desenvolvida

Em um país no qual estamos vivendo atualmente, o tema liderança está se tornando cada dia mais popular, porém muitas pessoas ainda não entendem o sentido de liderar e muitas dúvidas sobre o assunto surgem despertando interesse.

A liderança é uma habilidade que precisa ter um sentido claro e ser desenvolvida, pois ser um líder de sucesso não é uma tarefa fácil, é um desafio que precisa de autoconhecimento para saber identificar quais são seus valores. O autoconhecimento nada mais é do que refletir sobre nossos pontos fortes e fracos e saber traçar metas, analisando para onde, quando e porque queremos chegar a nossos objetivos.

Um bom líder está sempre em busca da verdade e disposto a trazer resultados para a empresa por meio da justiça, confiança e respeito. Quando um verdadeiro líder passa confiança e transparência para a sua equipe, ele consegue atrair seguidores, e esses seguidores acreditam em seus objetivos e estão dispostos a atingir os resultados estabelecidos.

Alguns comportamentos como agressivo, manipulativo e passivo não fazem parte do papel de um líder. Um comportamento agressivo, como gritar e tratar o outro com ofensa causam medo nas pessoas deixando-as para baixo, essa atitude acontece com pessoas que se sentem superiores aos demais. As pessoas manipulativas não conseguem ser verdadeiras, vivem em um mundo de mentiras e são egoístas. As pessoas com o comportamento passivo não tem confiança em si própria e aceitam opiniões de outras, mesmo não concordando com elas, tudo isso para não desagradar ao outro.

O correto é ter um posicionamento assertivo e assumir com responsabilidade as nossas atitudes. A liderança para ser assertiva é preciso: determinação, ser firme, otimista, compreender a equipe e saber equilibrar a razão dos sentimentos. A partir do momento que conseguimos passar as informações com um sentido claro para as pessoas, isso gera motivação e comprometimento com os resultados. Um líder assertivo é capaz de tudo para influenciar de forma positiva a vida das pessoas.

Quando o líder age com um comportamento agressivo, manipulativo ou passivo ele cria um clima ruim para a empresa e para a vida das pessoas, os colaboradores não acreditam em seus objetivos e não conseguem mais trabalhar com ânimo, vivem sob pressão. Mas se o líder tem um comportamento assertivo, ele consegue trazer muitos benefícios para a empresa, o ambiente de trabalho tem um clima mais agradável e as pessoas se sentem mais motivadas, tem aumento na produtividade, ajudando até mesmo nas relações da vida pessoal dos colaboradores.

Acredito que quando sou assertiva no meu dia a dia, passando transparência, responsabilidade, reconhecendo as diferenças de cada um e sabendo ouvir o outro, observo que isso se torna recíproco, ou seja, as pessoas que convivem comigo retribuem essa forma de comportamento, causando a motivação. Se eu tomo atitudes assertivas, eu me sinto melhor e contribuo para que o outro se sinta melhor também.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento