Jesus como coach da sua vida

Conceitos de coaching e sua aplicação utilizando o modelo de Jesus como coach

Coaching é uma palavra inglesa que significa treinador ou instrutor, e foi aplicada inicialmente para designar o técnico de um atleta ou time, onde o profissional desportivo é o apoiador do atleta no desenvolvimento do seu melhor desempenho físico.

Tim Gallway, em seu livro “The Inner Game”, no Brasil, “O Jogo Interior de Tenis”, transferiu os aprendizados do jogo de tênis para o atingimento do melhor desempenho das competências necessárias ao executivo. E, dessa forma, o coaching começou a ser adotado pelas organizações como metodologia de desenvolvimento de lideranças.

Depois das empresas, o coaching começou a chamar atenção também de líderes das igrejas. O diretor do Hollifield Leadership Center, George Bullard, escreveu sobre o assunto na edição de setembro de 2002 da revista NETResults: O coaching é uma abordagem que trabalha com a parte direita do cérebro, em que relacionamentos são mais importantes que tarefas, estima é mais importante que sucesso, histórias são mais importantes que estratégias, experiências são mais importantes que livros de regras, pessoas são mais importantes que instituições e reforço de pontos fortes é mais importante que “resolução de problemas”.

O que é coaching?

Coaching é um processo de desenvolvimento humano. Tem início, meio e fim. É uma parceria entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com o objetivo desejado pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realização de metas de curto, médio e longo prazo. No coaching pressupõe-se que o coachee seja o dono das informações e cabe ao coach usar suas técnicas para que o cliente obtenha o máximo do seu potencial e execute suas ações.

O que o coach faz?

O coach atua encorajando e motivando pessoas, usando de técnicas que melhoram as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando à satisfação de objetivos definidos, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos/ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações pode levar a concretizar pequenos e grandes sonhos. A ferramenta primordial no Processo de Coaching são as "Perguntas" que inspiram o cliente a pensar de diversas formas, saindo da Zona de Conforto mental.

Eu preciso de coaching?

O coaching pode ser aplicado na busca de um objetivo pessoal ou profissional, no entanto nem sempre é a metodologia indicada.

Concentre-se e responda honestamente o teste abaixo com SIM ou NÃO às perguntas:

Sim/Não

Perguntas

Você está disposto(a) a investir tempo e energia em um processo de coaching, garantindo que comparecerá aos horários combinados, mesmo sabendo que o assunto que será discutido poderá tirá-lo(a) da zona de conforto?

Você está disposto(a) a realizar tarefas acordadas com seu coach, mesmo que elas signifiquem mudar alguns comportamentos e atitudes?

Você está disposto(a) a falar a verdade (sobre si mesmo e sobre o seu comportamento) para seu coach?

Você vê o coaching como um investimento importante para você mesmo? Em função disso, está disposto a pagar pelo trabalho, sem se sentir mal em relação a isso?

Você está disposto(a) a compartilhar o crédito de seu sucesso com seu coach?

Você está disposto(a) a iniciar um processo de trabalho que mudará sua vida?

Você está disposto(a) a definir metas para sua vida e fazer o que for necessário para atingi-las?

Você está disposto(a) a desafiar seus limites e a fazer as coisas de forma diferente?

Você está disposto(a) a mudar possíveis crenças limitadoras e hábitos arraigados a fim de atingir aquilo que se deseja para sua vida?

Você está disposto(a) a abandonar a dúvida ou a atitude de pensar duas vezes sobre as decisões que tomou com a ajuda de seu coach?

Você está disposto(a) a mudar a forma como vê o mundo a fim de se tornar uma pessoa melhor?

Você está disposto(a) a olhar para seu comportamento mantendo uma atitude de disponibilidade para crescer?

Quantidade de SIM

Gabarito - Resultado

De 1 a 4

Coaching não é recomendado para você. Existe necessidade de trabalhar sua demanda com uma abordagem diferente.

De 5 a 7

Você até pode submeter-se ao processo. Entretanto, necessita de supervisão e incentivos constantes.

De 8 a 10

Você está preparado para iniciar o processo.

De 11 a 12

Você está mais do que pronto para iniciar o processo.

Pelas perguntas já está claro que o processo de coaching é indicado para pessoas que reconhecem a necessidade da mudança e estão dispostas a isso. E, portanto se sujeitam a novos aprendizados, novos conceitos e novas visões de mundo, além de ter um objetivo definido, seja no nível pessoal, geralmente relativos à perda de peso, inteligência emocional, comunicação, equilíbrio financeiro, bem-estar, qualidade de vida e relacionamentos ou seja no nível profissional, normalmente ligados a desenvolvimento de liderança, equipe, carreira, melhoria de performance e desenvolvimento organizacional.

Jesus como coach

No livro Jesus Coach, a autora Laurie Beth Jones descreve a capacidade que Jesus tinha de treinar pessoas e de levá-las a ser o melhor que podiam ser.

Os homens que Jesus treinou iniciaram um movimento e organização que permanece forte através dos séculos, por meio de mudanças e transformações de vidas.

Uma pesquisa conduzida por um pesquisador de Harvard, Gerald Zaltman, em seu livro "Afinal, o que os clientes querem?" (Campus, 2003) revelou que desejamos pessoas e organizações que:

  • Economizem nosso tempo;
  • Sejam fontes de novas ideias;
  • Interajam conosco de forma relacional; e
  • Permaneçam conosco durante a jornada, em meio a todas as lutas.

Jesus pode ser essa pessoa e um novo modelo de Coach para a sua vida. E com isso, os resultados esperados nesse processo serão de:

  • Foco
    • Redefinindo a realidade
    • Vencendo a procrastinação
    • Tendo sua disposição colocada à prova
    • Usando o máximo de seu potencial
  • Equilíbrio
    • Obtendo novas perspectivas
    • Sabendo que sua escada é segura
    • Respeitando suas fragilidades
    • Sendo banhado por palavras de amor
  • Produtividade
    • Sendo reanimado com novas possibilidades
    • Recebendo pão... multiplicado
    • Aprendendo a ouvir
    • Entrando em ação
  • Realização
    • Olhando para o mundo com novos olhos
    • Melhorando sua auto-estima
    • Contando novas histórias
    • Alcançando um estado futuro

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento