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INVESTIR EM PESQUISA É UMA VANTAGEM COMPETITIVA PARA DIMINUIR RISCOS

Devido às tendências de mercado (market trend) e a alta competitividade nas empresas tornou-as a buscarem cada vez mais alternativas e soluções fugaz para enfrentar o desafio da concorrência ilimitada. O mercado se apresenta em constante evolução, e a velocidade das informações e da tecnologia se processa com uma destreza inexplicável que muitos empresários tem dificuldades em acompanhar este progresso. Diante desta conjuntura, as empresas precisam adotar uma postura projetiva para atrair cada vez mais seus clientes e potenciais clientes, deve-se descobrir meticulosamente as reais necessidades individuais de cada pessoa e adotar o compromisso de atender plenamente às expectativas do mercado-alvo (target market). Comumente, há empreendimentos que ainda elaboram o seu planejamento estratégico sem antes conhecer e ter a compreensão clara do perfil do seu cliente, seus desejos, expectativas, crenças, características demográficas e psicografias, assim como, falham em conhecer seus concorrentes e fornecedores. Denota-se, que um bom planejamento requer ações de marketing com base nestes dados. É conveniente respaldar que, para descobrir as necessidades, desejos e frustrações do público-alvo é substancial e imprescindível realizar uma pesquisa na empresa para se obter uma vantagem competitiva perante aos concorrentes. É oportuno salientar, que a pesquisa é uma das principais ferramentas estratégicas do marketing, ou seja, é um instrumento sistemático que busca atender a um espectro amplo de dados qualitativos e quantitativos que podem subsidiar ações e decisões mercadológicas, diminuindo riscos e potencializando os impactos na organização. Destarte, a pesquisa revela oportunidades de melhoria e ajuda os empresários a tomarem decisões seguras e a elaborarem um planejamento eficaz atingindo progressos significativos nas futuras ações. A tarefa da pesquisa de marketing é avaliar as necessidades de novas informações e fornecer a gerencia subsídios precisos, relevantes, confiáveis, válidos e atuais que reflitam uma situação verdadeira, agregando desta forma, um enorme valor aos negócios e a sociedade, pois auxilia a reduzir os custos e a incerteza em uma decisão de negócio. É imprescindível quantificar a real necessidade da empresa ao realizar uma pesquisa, porque o investimento é suntuoso e, muitos empresários ficam receosos e com dúvidas quanto ao retorno que a pesquisa poderia lhe acarretar. Visto que, as empresas que utilizam a pesquisa como investimento e instrumento para monitorar o seu negócio tem o retorno garantido, pois possibilita ter um espectro claro e maior de seu empreendimento. Observando o processo como um todo, a pesquisa requer um questionário elaborado cuidadosamente que estimule o interesse das pessoas entrevistadas, para que transmitem respostas sinceras, completas e precisas. Preconiza-se que as questões não podem ser ambíguas, confusas, mal redigida ou difícil de compreender. É relevante lembrar que, se a pesquisa de marketing não for manipulada com cuidado pode invadir a privacidade do entrevistado, uma vez que se sintam constrangidos, recusam-se a responder ou a participar da pesquisa. O enfático e nobre assunto é reforçado pelo carácter estratégico possuído pelas pesquisas de marketing que proporciona o conhecimento substancial para a edificação e sedimentação das vantagens competitivas de uma empresa. Conhecer profundamente o seu cliente é antecipar o futuro e o sucesso da empresa.
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