Café com ADM
#
Inventário patrimonial geral x Inventário rotativo
Inventário patrimonial geral x Inventário rotativo

Inventário patrimonial geral x Inventário rotativo

Gestão empresarial e o controle patrimonial

Como uma das ferramentas necessárias para a gestão empresarial, o controle patrimonial vem elevando sua importância entre os gestores.

Inventário patrimonial geral (Imobilizado ou ativo fixo)

A realização do Inventário se faz necessário para que, caso a empresa não tenha o devido controle, possa então por meio do Inventário Geral realizá-lo.

Todo um planejamento deverá ser realizado, desde o entendimento por parte dos inventariantes: das unidades e suas sub-divisões, confecção das placas, informações básicas necessárias, entre outras.

Uma vez realizado esse Inventário deve ser inserido num sistema, preferencialmente ERP, ou mesmo um sistema de Gestão Patrimonial, para que possa ser alimentado sempre que houver alterações ou movimentações, sejam elas: transferências, baixas ou aquisições.

Inventário rotativo

Uma vez de posse do Inventário Geral validado, é de extrema importância a Gestão que periodicamente realize com empresas especializadas ou mesmo com a própria equipe o Inventário de Imobilizado Rotativo; esse procedimento deve ser definido previamente, como uma rotina da Gestão, diante disso é possível eliminar perdas, movimentações sem o devido registro, entre outras ações.

Controle de custos do imobilizado e o resultado do centro de custos

O Ativo Imobilizado dentro de uma Gestão de Resultados gera mensalmente a depreciação ao Centro de Custos que o utiliza, isso por meio do sistema de Controle Patrimonial, quando essa cultura faz parte da rotina da empresa, é de suma importância que a ausência de um Ativo, seja ela por baixa, quebra, perda, furto ou mesmo transferência sem a devida comunicação, deva gerar aos “gestor” do Centro de Custos uma despesa que penalize sua unidade de gestão (em algumas empresas esse procedimento pode custar inclusive a continuidade do gestor na empresa) com isso a importância do controle será entendida por todos e a manutenção será conduzida como exige o Patrimônio Empresarial.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.