Introdução à consultoria: entenda por onde começar
Introdução à consultoria: entenda por onde começar

Introdução à consultoria: entenda por onde começar

O consultor deve, por exemplo, demonstrar habilidade para identificar o real problema, administrar as resistências às mudanças e envolver o cliente no diagnóstico e nas recomendações relevantes

Um pouco de história…

O consultor é, essencialmente, um conselheiro. Um ser de ajuda. Essa figura sempre existiu, e remonta ao tempo em que havia os bobos da corte, os únicos que podiam, segundo a tradição, falar o que pensavam e queriam, sem correrem o risco do enforcamento.

Contudo, a consistente influência do Cardeal Richelieu, durante o andamento da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), na França, foi um marco histórico.

O também Cardeal Mazarino teve marcante presença como conselheiro e o mais discutido, analisado e citado Maquiavel traçou as primeiras linhas de um plano ao aconselhar Lourenço de Médici sobre como constituir um principado, governá-lo, fortalecê-lo.

Como se apresentam os consultores de hoje?

Hoje em dia os consultores estão mais especializados, se apresentando não mais somente como consultor, mas sim adicionando à sua área de expertise, como por exemplo:

Consultor organizacional. Consultor especialista/técnico, por exemplo: consultor de marketing digital; consultor de custos; consultor de diagnóstico. Consultor e professor/instrutor por exemplo: consultor de gerenciamento de projetos; consultor orientador; consultor mentor; consultor conselheiro; consultor coordenador de projetos…

Em que área posso ser Consultor?

A pesquisa O Perfil da Consultoria de 2018 mostra que o consultor está presente nos campos da economia, finanças, gestão, TI, administração, custos, tributação, importação e exportação, estratégia, ambiental, no terceiro setor, governança, qualidade, planejamento, gerenciamento de projetos, gestão de pessoas, vida e carreira, social, gerenciamento de projetos, entre outros.

Quando o(a) profissional experiente e maduro, depois de ter dedicado tempo significativo à empresa, resolve no processo de transição voluntária ou não de carreira ingressar na consultoria, percebe que a exclusiva competência técnica não o credencia para tal.

Torna-se necessário um treinamento em consultoria para conhecer suas diferentes facetas e assim poder oferecer as suas capacidades adquiridas com o tempo nesta nova carreira.

É imprescindível que os consultores tenham notável conhecimento, experiência, sejam capazes de perceber as funções da organização e entendam o setor do cliente.

Saber lidar com processos e com o cliente é premissa básica para o bom Consultor.

O Consultor deve demonstrar habilidade para identificar o real problema, o rigor metodológico, administrar as resistências às mudanças, além de envolver o cliente no diagnóstico e nas recomendações relevantes. Esses são requerimentos importantes ao bom êxito da consultoria.

O Administradores Premium oferece um curso exclusivo de Introdução à Consultoria com o professor Luiz Affonso Romano

Como comunicar que sou Consultor(a)?

Networking todos temos há muito tempo, desde os tempos de escola, universidade, empregos…

Só esquecemos deles porque nos concentramos no que fazíamos, no dia a dia, na rotina do mundo corporativo. Contudo, eles já nos conhecem, têm boas recordações… Há que se recuperar (por exemplo, através das mídias sociais), enviando e-mails, mensagens, indagando o que fazem hoje, se apresentando como consultor na área de… e que gostaria de agendar um café. Mentes e mãos à obra!

Contato inicial

Existem diversas maneiras de se fazer um contato inicial. Ele pode ser feito por meio de abordagem pelo próprio cliente, por recomendação de um cliente satisfeito ou de um colega consultor de uma outra área ou de abordagem direta feita pelo consultor, pelas mídias sociais específicas ou de marketing pessoal, entre outras.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Luiz Romano

    Luiz Romano

    É consultor organizacional, diretor do Laboratório da Consultoria, coach para desenvolvimento em Consultoria, professor dos Cursos de Desenvolvimento de Consultores Presenciais e Online. presidente da ABCO Associação Brasileira de Consultores, colunista do Ouvimos por aí, do Administradores.com.br, coordenador do Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil - 2011/12, 2014, 2015, 2016 2017 e 2018.

    café com admMinimizar