Inteligência Emocional: a escada que o levará para o sucesso
Inteligência Emocional: a escada que o levará para o sucesso

Inteligência Emocional: a escada que o levará para o sucesso

Bem meu Amigo e minha Amiga se você se ressentiu com a natureza que não lhe foi tão pródiga geneticamente quanto ao seu QI, isso deixou de ser um problema. Você pode desenvolver sua IE e ter o sucesso que você merece!

Preste bem atenção: se as suas habilidades emocionais são pouco desenvolvidas, possivelmente, você não será capaz de administrar e nem entender as suas emoções. Da mesma forma como uma empatia insuficiente não permitirá você manter relacionamentos que venham gerar resultados positivos.

Isso vai ocorrer mesmo que você sinta-se muito inteligente. Se sua base de Inteligência Emocional não estiver sólida o suficiente, sua inteligência racional não será de grande valia. Você vai sucumbir ao longo do processo.

Sua estrada do sucesso poderá ser muito espinhosa e tornará a sua vida mais penosa e, sua caminhada não o levará muito longe.

O conceito de IE-Inteligência Emocional existe desde 1990, quando os psicólogos da Yale University, John D. Mayer e Peter Salovey apresentaram o conceito ao mundo acadêmico.

Entende-se como IE, a capacidade que a pessoa tem em identificar o que ela realmente sente, nomear as suas emoções, e ao mesmo tempo, identificar as emoções da outra pessoa com a qual se relaciona, numa determinada situação, as vezes até conflituosas.

Como se percebe, é uma característica fundamental para todas as pessoas e, condição sine qua non para um líder.

Todas as emoções consomem energia e se bem administradas pode-se direcionar de forma mais produtiva essa energia, em tarefas desgastantes e resolver problemas difíceis, especialmente aqueles relacionados com comunicação entre pessoas.

Quando a aplicação da IE é trabalhada com relação a outra pessoa, através do gerenciamento das nossas próprias emoções, e compreensão das emoções da outra, consegue-se motivar essa pessoa para ação ou até mesmo, dependendo da situação, acalmar essa pessoa, mostrar novas perspectivas.

Essa capacidade de compreendermos nossas emoções, nos permite tirar proveito de habilidade e aplicá-la na realização de tarefas adversas, assim como pensar e resolver problemas complexos.

IE é tão considerada que numa escolha entre dois candidatos a uma vaga, com QI –Quociente de Inteligência, similar, o que tiver maior IE terá mais chance de ser contratado.

A razão é simples; estudos mostram que uma pessoa pode ser admitida pelo currículo e demitida pelo comportamento (deficiência em IE).

Não vamos detalhar algumas das características das pessoas emocionalmente inteligentes, que mostramos abaixo. A lista não é completa e por falta de espaço, não iremos explicá-las, inclusive pois são de certo modo, auto compreensíveis.

  1. Agentes de mudanças
  2. Apreciam o que tem
  3. Autoconscientes
  4. Fazem uso da palavra 'Não' até para elas próprias
  5. Empáticos
  6. Dormem o suficiente
  7. Curiosos

O Dr. Daniel Goleman, pesquisador sobre liderança que escreveu o best-seller "Inteligência Emocional", afirmou que as pessoas bem-sucedidas devem o seu sucesso à sua IE.

Dr. Travis Bradberry, outro grande estudioso do assunto, analisou os dados de mais de um milhão de pessoas nas suas pesquisas, e constatou que as pessoas com QI médio, mas com alto nível de IE, superavam em 70% das vezes, pessoas com QI mais alto.

Dessa forma, remove-se a crença generalizada de que o QI era a única fonte de sucesso. Décadas de pesquisa apontam a IE como sendo o fator crítico que permitirá você se diferenciará dos seus pares.

Bem meu Amigo e minha Amiga se você se ressentiu com a Natureza que não lhe foi tão pródiga geneticamente quanto ao seu QI, isso deixou de ser um problema.

Você pode desenvolver sua IE e ter o sucesso que você merece!

Teríamos imenso prazer ler o seu comentário sobre esse artigo e completar algum aspecto dele se for o caso. Boa leitura e um caloroso abraço.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Elazier Barbosa

    Elazier Barbosa

    A maior parte da minha vida profissional está relacionada com atividades de consultoria e treinamento. Essa experiência foi desenvolvida em empresas nacionais, internacionais, privadas e pública. Sempre procurei dar o seu melhor. Fiz curso de Economia da PUC-Campinas e Pós-Graduação na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e dezenas de cursos presenciais e online. Criei uma empresa de treinamento, Sys Information Treinamento, Palestra e Consultoria. Aprendi de forma autodidata como usar Planilhas Excel, Power Point, Programas de Edição de Vídeo para poder criar cursos online e vídeos, de forma transmitir meus conhecimentos e experiências que tive ao longo da minha vida profissional. Assim como diversos cursos ao vivo e online sobre Marketing Digital. Fui convidado para Gerenciar um Fórum de Excel, filial da Emory University dos Estados Unidos e tendo recebido um prêmio pelos resultados do meu trabalho. Ministrei com dois Colegas, curso de Extensão Universitário em O&M na Fundação Armando Álvares Penteado Lancei dois cursos online, “Resiliência Top” e “Comunicação para Profissionais”. Estou no momento escrevendo um curso de Power Point especifico para Palestrantes. Normalmente escrevo artigos para o LinkedIn, tendo publicado mais de 100. Atuo de forma ativa no LinkedIn, fazendo comentários substanciosos de postagens de Colegas, em inglês, Português e eventualmente em Espanhol. Leio diariamente os artigos de diversas universidade americanas, sobre Resiliência, Neurocîência, Técnicas de Palestras, Psicologia Comportamental, Desenvolvimento Humano etc.
    café com admMinimizar