Inovação - De grandes a microempresas

Mais do que querer inovar é preciso implantar a cultura da inovação dentro do dia a dia de sua empresa

No ambiente empresarial é extremamente comum que administradores e gestores, em algum momento de sua formação ou através de leituras complementares, se deparem com estudos de casos de empresas gigantes e seus processos voltados para inovação.
HP, Procter & Gamble, Dupont, Apple, 3M... A lista é grande e traz inúmeras histórias de como a cultura de inovação, intrincada no centro das atividades e aspirações dessas empresas proporcionaram uma verdadeira revolução em suas trajetórias. Diante disso surge a grande questão para os administradores: Como trazer essas estratégias para empresas de pequeno porte, sem a possibilidade de alocar a mesma quantidade de recursos para esse "departamento"?
Alguns pontos podem servir como base para que possamos tirar proveito do que já foi testado em outras organizações para utilizarmos em nossas empresas.

  • Mude a cultura: Inovar não é simplesmente uma vontade ou responsabilidade de um grupo especifico de pessoas dentro da empresa. Inovar é um conceito indispensável na cultura da empresa. Todos os colaboradores precisam ter a real noção de que devem procurar novas maneiras para melhorar as atividades, processos, serviços e produtos da organização. Como gestor, deixe isso claro, repita, enfatize e acima de tudo lidere.
  • Utilize ferramentas e modelos: Inovação é criatividade, mas não pode ser deixado simplesmente a sorte de testes sem uma metodologia concreta. Utilize ferramentas diversas que possam ser aplicadas em sua empresa. Do brainstorming básico, ao modelo A-F, você pode encontrar inúmeros métodos através de leituras especializadas, que podem ser aplicados em empresas dos mais diferentes tamanhos. Mantenha-se atualizado!!
  • Networking: Sua rede de contatos é valiosa para diversos assuntos, e no que diz respeito a inovação isso não é diferente. Procure conversar com pessoas que trabalhem em diferente setores e empresas, e que possam ter uma visão que lhe agregue novas perspectivas.
  • Estude/Leia/Viaje: Neste exato momento um novo tipo de estudo esta sendo elaborado sobre o nicho de mercado em que sua empresa atua, em algum lugar do mundo esta sendo testado um novo tipo de tecnologia que trará um enorme impacto dentro de poucos anos, e todas essas informações estão disponíveis se procurarmos da maneira correta e com afinco. Ler, estudar e conhecer novas culturas são maneiras de não nos deixar presos a realidade de nosso dia a dia dentro da empresa, fazendo com que possamos enxergar mais longe e encontrar novas alternativas para resolver velhos problemas.
Lembrem-se que a mudança sempre irá existir, e por mais que nós lutemos contra, o tempo é linear e esta sempre avançando. Cabe a nós procurarmos as maneiras corretas para avançarmos e evoluirmos junto com ele!
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento