Indice de Felicidade Nacional Bruta (FNB)

Pessoas felizes vivem melhor, trabalham melhor e contribuem para uma sociedade saudável. O Clima Organizacional é um importante indicador para ser medido e monitorado na sua empresa, e ele interfere diretamente no FNB

O índice Nacional de Felicidade Bruta (FNB) foi inicialmente mencionado em 1972, no pequeno páis do Butão, país budista. A Inglaterra tem como projeto instituí-lo, como alguns países já o fazem, como França, Canadá e o próprio Butão. Ele é composto por 4 pilates principais : a promoção do desenvolvimento sustentável, a preservação e promoção de valores culturais, a conservação do meio ambiente natural e o estabelecimento de boa governança. Como são fatores basicamente subjetivos, é facilmente transportado para diversas culturas.

O FNB veio complementar o PIB (Produto Interno Bruto), que mede a riqueza dos países. A necessidade de medição e monitoramento da Felicidade de um país, grupo ou empresa, vem quando verificamos que países com alto PIB, possuem taxas de suicídio altíssimas. Pessoas felizes, influenciam grupos e grupos felizes fazem empresas e nações felizes, considerando que fontes motivacionais não são estritamente atreladas ao ganho monetário.

Trazendo este assunto para o universo corporativo, devemos medir o FNB de uma empresa, ou departamento, medindo o Clima Organizacional. O Clima Organizacional é um importante indicador de como estão as relações dentro deste grupo, e identifica problemas pontuais, potenciais e sistêmicos, que devem ser tratados com planos de açôes específicos para cada caso.

Uma organização com pessoas felizes, gera um Clima Organizacional positivo, onde relações ganha/ganha são a base. Relações ganha/ganha alimentam a espiral positiva que influencia toda a organização, trazendo retorno (direto ou indireto, monetário ou não) para todos, no curto, médio e longo prazos.

Uma importante ferramenta para corrigir problemas identificados na pesquisa de Clima Organizacional é o Coaching. Em um próximo artigo, falaremos sobre o Coach como ferramenta para ajustar o Clima Organizacional.

E fica a pergunta : como está o Clima Organizacional da sua equipe/empresa ? Qual o FNB de 1 a 10 ( onde 10 = muito feliz ) você atrelaria a sua organização ?

Seja feliz!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Renata Ramos

    Renata Ramos

    Administradora, formada pela UFF em 1990. MBA Finanças pelo IBMEC. Trabalhei por 17 anos em uma grande multinacional, onde desenvolvi diversos papéis em várias áreas, dando-me uma visão holística das empresas. Sou Consultora de Gestão e Coach, pela Abracoaching.

    café com admMinimizar