Improdutividade como resultado da fadiga mental - Você merece descansar

Na caminhada para seu sucesso é totalmente sentir cansado em alguns momentos. Saiba como agir nesses momentos

É segunda-feira e você chega em casa com a sensação de que o dia não rendeu como você desejava. Muitas coisas foram solicitadas, porém pouquíssimas realmente foram executadas.

Você percebe que não foi capaz de realizar tudo o que realmente desejava naquele dia e nem mesmo o mais simples foi completado da forma que deveria.

Então você começa a refletir: o que está errado?

Afinal, há pouco tempo atrás você conversava com um amigo sobre o quanto se sentia produtivo em suas dezenas de atividades diárias e o quanto foi capaz de fazer de seus horários no dia, uma agenda cheia de compromissos.

Você foi capaz até mesmo de falar para um familiar muito próximo que a produtividade exaustiva e a lista de atividades a serem realizadas o tornava melhor e mais forte, sendo esses fatores responsáveis pelo sucesso no aproveitamento de seu dia.

Mas agora você estava ali, cansado e incapaz de escrever um simples Email.

O que aconteceu com você? Você deixou de ser produtivo para sempre? Será que todo aquele gás tinha um limite de munição e você o esgotou?

Meu amigo, parabéns! Você acaba de descobrir que é humano e ficou cansado. Legal, não?

Quando estamos cansados devemos admitir para nosso cérebro que existem atividades importantes a serem feitas, baixar a cabeça e produzir.

Mas não há absolutamente nada de errado em descansar um pouquinho. Não há nada de errado em ter um dia em total ócio, simplesmente olhando para a tela de uma TV ou sentado na beira de uma praia olhando para o mar (não deu até uma vontade agora?).

A fadiga ou estafa é um sintoma do estresse, mas não a sua causa. No estresse, a intensidade da fadiga é maior e a maneira como nosso organismo reage a estes sintomas é bem diferente. Enquanto a estafa pode ser tratada com mudanças de hábitos ou tratamento médico, o mesmo não ocorre com o estresse, uma espécie de estágio crônico da fadiga.

Um dos problemas que podem decorrer desse esgotamento mental é a síndrome de burnout ou síndrome do esgotamento profissional, que acontece quando o cérebro entra em processo de falência e não consegue mais trabalhar direito.

Seus sonhos dependem de seu trabalho com constância, persistência e firmeza, além de muito trabalho pesado. Eu não só concordo totalmente com essa afirmação, como a repito em vários artigos que escrevo.

Seus sonhos precisam que você avance um passo em sua direção todos os dias sem se esgotar e se acabar. Será que seria tão legal assim atingir seu sonho e desabar no outro dia?

Mas a principal dica que quero deixar para você antes de finalizar este artigo é que você permita-se também momentos de descanso e lazer. Grandes mentes de sucesso chegam ao consenso em seus livros de que sentir-se bem sucedido é manter o equilíbrio entre uma vida feliz e a busca constante por sonhos.

Se você sentir que hoje está cansado demais, descanse um pouco. Tenha uma grande noite de sono ou passe um tempo com a pessoa que mais gosta.

Como qualquer pessoa em busca de seus sonhos, você tem um lado racional e um lado emocional. Saiba usar os dois com sabedoria e no momento certo.

Sucesso, jovem!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento