Impostos diretos e indiretos

O Brasil tem uma das maiores taxas de contribuição do mundo. Essas taxas são os impostos que pagamos praticamente todos os dias com coisas que consumimos, eles podem ser denominados indiretos ou diretos, abaixo vamos explicar um pouco o que significa e qual a diferença de cada um

O Brasil tem uma das maiores taxas de contribuição do mundo. Essas taxas são os impostos que pagamos praticamente todos os dias com coisas que consumimos, eles podem ser denominados indiretos ou diretos, abaixo vamos explicar um pouco o que significa e qual a diferença de cada um.

Imposto direto: trata-se de um imposto que em geral é pago diretamente ao governo. É um imposto pago por parte das pessoas (jurídicas ou físicas), geralmente esses impostos são cobrados em cima do rendimento salarial, sobre bens como casa, carro, entre outros. O imposto direto é cobrado diretamente do consumidor e pago diretamente para o governo. Ele é cobrado independente da condição social que a pessoa se encontra.

Imposto indireto: Esse imposto já é um tipo que incide sobre transações de mercadoria e serviços, sendo a base tributária os valores de compra e venda, ou seja, esse imposto é cobrado sobre as mercadorias que consumimos (comida, roupa, etc), por isso se diz que é cobrado indiretamente.

Agora já sabemos um pouco mais sobre os impostos diretos e indiretos, mas pra que eles são arrecadados, para qual finalidade?

Os impostos são cobrados para que sejam usados a favor da sociedade, com investimentos e melhorias na educação, alimentação escolar nas nossas escolas públicas, saúde, meio ambiente e entre outras áreas que o Brasil tanto carece, visando que infelizmente a grande maioria da população brasileira não tem saneamento básico e ensino de qualidade. Nossos impostos são partes fundamentais para o desenvolvimento de país e para serem usados corretamente pelo governo. Temos que prestar muita atenção em como são usados os nossos impostos pagos, pois nada mais justo e humano que usar o dinheiro para o fim que o mesmo é arrecadado, toda população brasileira precisa e agradece pelo bom uso dos mesmos.

Fonte Taticca

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento