Café com ADM
#
Importação para quem ja compra de importadora
Importação para quem ja compra de importadora

Importação para quem ja compra de importadora

Começamos uma série de artigos, onde eu vou te mostrar como começar a importar da China para a sua empresa com objetivo único e exclusivo de aumentar as suas vendas e os seus lucros

Eu vou separar os artigos desta série, pelo momento em que você está na sua importação. Para quem já tem empresa, para quem não tem empresa, pra quem já compra de importadora no Brasil, para quem ainda não compra de importadora no Brasil.

Neste primeiro artigo, quero falar com você que já tem uma empresa comercial, e já vende online, ou fisicamente. Seja qual for o canal, vendedores, televendas, venda interna, venda externa, representante comercial, e-commerce, marketplaces, mercado livre, não importa. É para você que já tem um business, já tem uma empresa comercial, já revende produtos, e alguns desses produtos são chineses.

Para você que já revende produtos chineses

Então, se você já vende produtos chineses, você provavelmente está comprando de importadoras aqui no Brasil. E talvez aí você tenha uma oportunidade para aumentar o seu lucro, sabe como? Importando diretamente da China. É óbvio né, mas então vamos lá.

Quais são os requisitos que você precisa, para começar a importar? Bem, você precisa primeiro definir qual é o produto. E aí eu vou te dar aqui duas sacadas, que é o jeito que eu escolho e instruo meus clientes e alunos a escolher. E claro, depois você tem que ter o capital para importar esse produto e tem que saber como importar. Essa técnica, nós podemos te ensinar ou fazer tudo pra você através de curso e consultoria.

A escolha do produto

Voltando a escolha do produto, o que você vai importar? Lembrando, você já tem uma empresa e já vende o produto chinês comprado aqui no Brasil de importadoras, você vai nas feiras comprar e tudo mais. Eu recomendo você escolher o produto da seguinte forma, pegue o seu relatório de vendas, no seu sistema. No seu ERP (Enterprise Resource Planning, que em português significa Sistema de Gestão Empresarial) você tem um relatório chamado curva ABC. Pode ser que você não encontre como curva ABC, mas de qualquer forma, pegue um relatório de vendas por margem de lucro.

A partir deste relatório, selecione os dez produtos que você tem mais margem de lucro na sua empresa. Se você não tem este relatório, você está com um problema, porque você nem sabe quanto está ganhando. Aí já é uma questão de gestão.

Veja quais são os dez produtos que você vendeu nos últimos 90 dias ou 180 dias, ou em seis meses, que deu mais lucratividade. Entenda por lucratividade a diferença entre o preço de venda e o custo do produto. Ou seja, a margem de lucro bruta, margem de contribuição bruta. Selecione esses produtos e grife aqueles que são comprados de importadora.

Utilize os relatórios

Depois, tire um outro relatório com os dez produtos que você mais vendeu em quantidade. Você vai tirar o mesmo relatório só que em vez de ordenar por maior lucro, você vai ordenar por maior giro, maior quantidade. O relatório chama curva ABC de giro. Dali você vai tirar os dez produtos que mais vendeu em quantidade. Destes produtos que você mais vendeu em quantidade, grife os que são comprados de importadora.

Agora com os dois relatórios em mãos, compare e veja quantos produtos possuem mais margem de lucro, mais giro, e que são comprados de importadoras. Se você não tiver nenhum, estenda essa lista para 20 produtos. O importante é identificar estes produtos que você compra de importadora e que possuam bons resultados em venda e lucro.

Risque desta lista os produtos de moda, e os sazonais. Porque produtos assim, vendem bem um tempo, ou em um período específico e depois futuramente podem não ter mais o mesmo desempenho. Não é porque você vendeu bem nos últimos três meses que você vai vender assim nos próximos meses.

Mina de ouro

Entre os itens que sobraram aí, está sua mina de ouro. São estes os itens que eu recomendo você comprar, e começar sua importação da China. Porque eles oferecem um risco menor de dar errado, tendo em vista que você já vende bem, e já tem uma boa margem de lucro com eles. E neste caso, se comprar diretamente da China, vai conseguir aumentar ainda mais esta margem, porque vai comprar de 30 a 50% mais barato.

Isso quer dizer, que se o seu fornecedor está tendo uma boa margem de lucro, ele está dobrando, ou no mínimo está colocando 30% no valor desse produto. Claro que isso depende do ramo, não são todos que são assim.

Próximo passo…

Enfim, esta é a forma para você começar a importar, agora que já escolheu os produtos. Para o próximo passo, você tem algumas opções… Pode começar a importar sozinho, ou pode começar a importar com o nosso apoio, por meio dos nossos cursos, onde te ensinamos a fazer.

No entanto, para você que já é empresário, eu recomendo você importar com o apoio de uma consultoria. Você não tem tempo para perder, então cuide do seu cliente, porque isso ninguém vai fazer. Enquanto nós cuidamos da sua importação empresarial da China para o Brasil.

Para você começar a importar não interessa o ponto que você está agora. Você pode até não entender nada, mas de onde está neste momento, até a chegada do seu container a gente cuida pra você. Fazemos isso todos os meses para mais de 30 clientes e esse número tem aumentado. Estamos num momento econômico muito bom.

Quanto precisa para começar?

Uma dúvida muito comum. Eu recomendo 20 mil dólares para comprar, mais uns 15 mil dólares para nacionalizar. Então, calculando uma compra com o dólar a R$ 4 reais, nós estamos falando de 80 mil reais de compra, mais uns 40 mil reais ou 50 mil reais de desembaraço, e outras despesas. Para a maioria dos produtos, você vai gastar em média, de 120 mil, a 130 mil para comprar um container. Vai depender do produto.

Dá pra fazer com menos? Dá. Só que aí você tem que reduzir a linha. Podemos conversar sobre isso também. Contanto que seja mais de 50 mil. Menos de 50 mil, eu recomendo nem abrir o atendimento. É melhor você continuar comprando no Brasil mesmo com força, para ganhar um pouco mais de musculatura e depois começar a importar. Se você quer reduzir o seu custo, você tem que investir mais, não tem jeito. Começar do zero, não existe, é besteira! Tem que investir para ter retorno depois. É igual a construir uma casa, você tem que ter o dinheiro antes para construir, para depois desfrutar e morar na casa.

Comece a importar!

Se você tem interesse em começar a importar, eu recomendo que você entre em contato com a gente, clicando aqui. Abra o atendimento, que eu vou colocar uma consultora para falar com você, para entender o seu projeto. Ela verá se a gente consegue te ajudar e como fazer isto, para que de fato você possa aumentar o seu lucro e assim conquistar todos seus sonhos, expandir a sua empresa, enfim, o que você quiser fazer com o dinheiro que virá.

Dinheiro é muito bom, se bem aplicado na nossa vida. Então vamos trabalhar para ganhar dinheiro, que é melhor do que trabalhar para ficar secando gelo, não é?! Então entre em contato com a gente, podemos te ajudar!

Quer reduzir seu custo? Invista em importação direta, a gente pode te ajudar. Solicite um atendimento aqui!

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.