Hoje o assunto é auto sabotagem!

Este termo é conhecido mas pouco lembrado no dia a dia. Se auto sabotar é quando você cria todo um projeto, traça seus objetivos e até suas metas quantificadas.e daí depois de todo o planejamento, você cai em uma peça que você mesmo pregou

Tomamos algumas atitudes que não estão totalmente de acordo com aqueles objetivos que planejamos. Tenho algumas dicas para te ajudar a contornar os problemas e atingir suas metas. A auto sabotagem acontece por conta de alguns problemas como medo e ansiedade. Por vezes, nem percebemos que as nossas escolhas não estão alinhadas com o que planejamos numa esfera maior. A verdade é que nem sempre temos consciência do que fazemos no dia a dia.

Lembre-se SEMPRE que os detalhes contam sim, vários pequenos detalhes somados resultando em grandes mudanças.
Por isso, mãos à obra!

1° Dica - Controle seu medo

O medo de falhar, o medo de não conseguir, o medo de se machucar, o medo de perder dinheiro, o medo de perder tempo e por ai vai. São muitos medos e claro que tudo depende da situação e do objetivo que você traçou. Mas mesmo após saber onde queremos chegar, existem momentos que nos perdemos e ficamos na dúvida...Isso é muito louco né? Sabemos o que queremos mas por causa dos desafios e barreiras criamos um medo de avançar que pode até nos levar para o outro lado!

Por isso, controle-se. Tenha claro na sua mente o que quer fazer e onde quer chegar. Lembre-se: Quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar é ok. Normalmente, criamos este medo em situações importantes na nossa vida, claro que o que é importante para você, pode não ser importante para mim. Mas basicamente são situações como escolha de carreira, casamento, planos financeiros, férias, viagens, bem estar. Tudo que impacta nossa vida e principalmente nosso futuro.

O medo sempre vai existir, o importante é controla-lo e saber que você pode e vai usá-lo a seu favor. O medo nos mantem alerta e nos mostra que devemos sempre prestar atenção ao detalhes e procurar cobrir os riscos.

2° Dica – Chega de ansiedade

Assim como o medo, a ansiedade surge como uma base emocional que influencia nossas atitudes. Exemplo clássico: dieta + semana estressante no trabalho ou dieta + problema com namorado. Me diz, quem consegue ser forte e não comer nem um pedacinho de chocolate naquele momento de desespero? É dificillll!!! Eu bem sei.

Mas, é preciso resistir e contornar a situação. Ao invés de se auto sabotar dizendo para si mesma que você só vai comer um pedacinho de bolo (quando no fundo no fundo lá no fundinho, você já sabe que vai comer mais do que um e já vai estragar a dieta), coma uma barrinha de cereal com chocolate ou qualquer outra coisa light mas com um pouco de chocolate.

Eu tenho uma técnica que muita gente acha loucura, mas funciona para mim! Como eu sei que se eu comer uma garfada, não vou resistir; o que eu faço é dar uma cheiradinha! Isso mesmo, eu cheiro o pedaço de bolo ao invés de comer. Isso me satisfaz naquele momento e não me deixa culpada por ingerir um milhão de calorias. Descubra qual o seu caminho alternativo para não cair na tentação e no hábito antigo.

A ansiedade é um ponto complicado, porque é difícil de compartilhar com as pessoas que não são ansiosas. Por exemplo, meu namorado é uma pessoa muito racional e pouco ansiosa. E quando eu falo: “Amor, eu preciso comer um pedaço de bolo!!!”, ele me diz: “Precisa NADA. Para com isso e etc.”

Por isso, este é um ponto que você precisa conhecer e descobrir sua válvula de escape. Faça isso e tenho certeza que você vai conseguir contornar a ansiedade. Se você acha que é uma pessoa muito ansiosa, procure um médico. A incerteza das situações não podem resultar no seu corpo de uma forma agressiva, então se você sofre por ser extremamente ansiosa; vá procurar um especialista. Do contrário, o importante é garantir que você está bem de saúde e que seu momento ansioso é realmente parte da sua personalidade e vida.

3° Dica – Saiba dizer não.

Dizer não é crucial para o sucesso de seus projetos. Do mesmo jeito que perdemos contato com algumas pessoas ao longo da vida, precisamos mudar alguns comportamentos para atingir o que queremos. Exemplo clássico de novo: você está fazendo dieta e uma amiga te convida para almoçar. A mãe dela te conhece desde 10 anos de idade e quando você fala que não vai repetir o prato, ela fica extremamente chateada e diz: “Mas você sempre comeu bem, nunca foi assim. Come mais vai? Não está bom? Você não gostou?”

Imagina a situação!

Fica mais fácil dizer o não quando compartilhamos a situação. Se você avisar sua amiga falando que está de dieta e tal, ela pode avisar a mãe dela e tudo será mais fácil de contornar.

Muitos projetos que traçamos, são mudanças em nossas vidas e isso faz com que mudemos a rotina que temos e ações que tomamos. Isso é um susto para as pessoas ao seu redor, então é melhor “preparar” o terreno para as pessoas mais próximas e importantes para você.
A comunicação é essencial, você precisa compartilhar seus projetos com seus amigos e parentes. Assim ficará mais fácil de lidar com situações do cotidiano e alcançar seus sonhos.

Sempre falo em projeto de vida, em mudanças e tal. Mudamos nossos hábitos, criamos novas rotinas e acima de tudo precisamos acreditar nessa nova etapa. Compartilhar com as pessoas é essencial para aumentar mais ainda este novo momento da sua vida.
Precisamos mudar para fazer acontecer novos resultados. Realizar uma tarefa do mesmo modo durante anos só te trará o mesmo resultado. Agora, se mudarmos e quebrarmos esta rotina, novos hábitos aparecerão e sua vida será diferente.

Faça. Mude. Aconteça.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Mariana Meneses

    Mariana Meneses

    Graduada em administração e Pós- Graduada em Gestão de Negócio e Marketing. Apaixonada pela possibilidade de fazer a diferença. Uma otimista realista que gosta de ver o lado cheio do copo e uma saída no final do túnel. Administradora, aspirante a palestrante, blogueira, multitask e aproveitando para espalhar sua mensagem pelo mundo.
    café com admMinimizar