Café com ADM
#

Harmonia é o samba-enredo da mediocridade.

É muito difícil controlar o que acontece no mundo, o que você pode controlar é o que acontece dentro de você. Sempre faça o que você tem medo de fazer, o caráter do Ser Humano tem atração por dificuldades. As tarefas mais recompensadoras do mundo são aquelas que a princípio parecem impossíveis de serem feitas.

É muito difícil controlar o que acontece no mundo, o que você pode controlar é o que acontece dentro de você. Sempre faça o que você tem medo de fazer, o caráter do Ser Humano tem atração por dificuldades. As tarefas mais recompensadoras do mundo são aquelas que a princípio parecem impossíveis de serem feitas.

Querida(o) Amiga(o),


Vamos imaginar uma empresa. 900 funcionários na fábrica e armazém, 40 na segurança e limpeza, 100 temporários, 80 estagiários, 400 engravatados no escritório, 50 galãs na gerência e diretoria. Quantos líderes essa empresa deve ter?

Se você estudou as teorias de administração e os preconceitos de recursos humanos, se você prestou atenção ao professor-teoria e tirou boas notas na escolinha, você vai começar a fazer conta: 01 diretor-galã consegue dirigir legal 4 gerentes-galãs que conseguem gerenciar bem 12 supervisores-engravatados que conseguem supervisionar adequadamente 64 estagiários e 32 temporários que trafegam livremente entre o escritório e a fábrica, que possui 01 diretor-galã com 3 gerentes-galã com 6 supervisores-encapuzados que supervisionam 600 peões no chão-da-fábrica, que trabalham colados a 01 gerente-galã que tem 3 supervisores que dão chibatadas em 50 leões-de-chácara que passam um calor do inferno dentro do armazém.

Se você imaginou algo assim para essa empresa, você provavelmente deve ter um poster do Napoleão Bonaporte pendurado na parede do seu escritório, ou um porta-retrato do Hitler em cima da sua mesa, ou um descanso de tela com as fotos dos generais-presidentes da republiqueta do Brasil durante a ditadura militar no seu computador. Se você imaginou algo assim, infelizmente, eu preciso te dizer uma coisa, VOCÊ ESTÁ DESPEDIDO!

Quantos líderes essa empresa de exatos 1.570 funcionários deveria ter?

TODO MUNDO! TODO MUNDO!! TODO MUNDO!!!

TODOS OS HUM MIL QUINHENTOS E SETENTA SERES HUMANOS PRECISAM SER LÍDERES!!!!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!!!

Imagina se durante a Copa do Mundo de Futebol na Alemanha, o Ronaldinho-fenônemo, depois de cabecear a bola no travessão do gol da Argentina, tiver que voltar correndo até a defesa, para defender a seleção porque a zaga NÃO LIDERA a equipe quando o Carlito Tevez ataca para dentro do gol. Imagina se o Lúcio-zagueiro, depois de salvar a seleção brasileira de tomar um gol da Argentina em cima da linha, tiver que correr até o ataque para fazer gol de bicicleta porque o Ronaldinho-gordinho NÃO LIDERA a equipe quando a seleção está no ataque.

EU NÃO QUERO SABER DE DESCULPAS!!! EU NÃO QUERO SABER DE CABEÇAS BAIXAS!!! EU NÃO QUERO SABER DE BOCAS FECHADAS!!! EU NÃO QUERO SABER DE HARMONIA!!!

TODO MUNDO TEM QUE SER LÍDER!!!

Harmonia é o samba-enredo da mediocridade. BASTA DESSE CARNAVAL!!!

TODO DIA É DIA DE BRIGAS E CONFLITOS DE IDÉIAS NA EMPRESA!!!!

VAMOS PARA O PAU!!!

BOTA FOGO NO ORGANOGRAMA!!!

LONGA VIDA AO LIDEROGRAMA!!!

Se o garoto de 20 e poucos anos sabe mais sobre marketing do que o jovem de 50, DEIXA o garoto LIDERAR o plano de marketing! Se o jovem de 50 anos sabe mais sobre comércio eletrônico, internet e telecomunicações do que a garota de 30, DEIXA o jovem LIDERAR a tecnologia! Se o adolescente de 65 tem uma visão diferente de tudo aquilo que o garoto e o jovem apresentaram sobre marketing e tecnologia, VAMOS ouvir seus questionamentos! Você está preparado para responder?

Talvez não. Por que liderar, se você pode ser liderado? Por que ler, se você pode pagar uma faculdade? Por que amar, se você pode comprar amor? Por que se auto-ajudar, se você pode comprar ajuda? Por que criar conflitos, se você pode ser mandado embora? É mais fácil votar no Lula do que ser síndico do prédio, certo?

Não tenha medo de ser mandado embora por falar a verdade. O seu chefe é que está com medo de te perder! Se você CRIA CONFLITOS DE IDÉIAS, você é TALENTOSO; se você é talentoso, ninguém quer te perder. SOBE NO CAIXOTE, mete a boca no trambone, o teu chefe NÃO VAI TE MANDAR EMBORA porque você quer o MELHOR para todos.

O teu chefe vai te mandar embora se você for um morto-vivo que se esconde atrás do crachá, do monitor, da descrição de cargo, e não tem a mínima idéia de quanto foi o faturamento da empresa no último mês.

A propósito, você sabe quanto foi o faturamento da empresa em que você trabalha no último mês? Se você fosse Presidente por um dia, quais seriam as suas três primeiras iniciativas para colocar a empresa em um nova rota e velocidade de crescimento? Não sabe? Você está DESPEDIDO! Vai pedir trabalho para o Napoleão, bater continência para os militares, colar na prova.

Enquanto você procura emprego de Assistente de Marketing, o Google procura marketeiros para assumir a responsabilidade de Maximizador de Criatividade. Enquanto você procura emprego de Diretor Comercial, a Microsoft procura consultores para assumir a responsabilidade de Presidente de Geração de Demanda. Enquanto você procura emprego de Gerente de Recursos Humanos, a Amazon.com procura talentos para assumir a responsabilidade de Vice-Presidente de Grandes Pessoas e Diretor de Diversão. O mundo MUDOU! O que você sabe NÃO INTERESSA, o que importa é o que você faz, e quais RESPONSABILIDADES VOCÊ ASSUME com começo, meio e fim. Mude a sua DESCRIÇÃO DE CARGO antes que a falta de conflito de idéias acabe completamente com a sua área.

Liderados perguntam "Quanto custa?", LÍDERES perguntam "Vale a pena fazer?"; Liderados perguntam "Quantas pessoas vão participar da equipe?", LÍDERES perguntam "Nós realmente precisamos de todas essas pessoas por aqui?"; Liderados perguntam "Qual é o plano?", LÍDERES perguntam "Qual é o Projeto?".

Na nossa tribo, tem muito índio vivendo em harmonia. Eu quero ver essa aldeia lotada de CACIQUES.

LIDERE, LIDERE ou SAIA DO CAMINHO!!!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
Seu Amigo, Seu Irmão.
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

Quando você vai comprar o livro QUEBRA TUDO? O brinquedinho já está a venda em tudo quanto é lugar.

EU SOU FÃ DO SER HUMANO! E Você?


ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.