Guarda Vidas com drones neste verão

Este verão, se você está de férias nas praias de Biscarosse, na França, olhe para o céu e procure o novo membro na equipe de Guarda Vidas da cidade. Ele não é muito grande, mas é muito eficaz. Seu nome é Drone.

Os testes estão em andamento para avaliar a real capacidade das aeronaves, mas a ideia principal é auxiliar no trabalho de salvar vidas. Com o seu desempenho não há dúvida de que essa tecnologia em breve se tornará comum nas equipes de resgate do mundo todo.

O drone é a mais rápida opção quando se trata de identificar e salvar uma vítima no mar! Afirma o Professor de Tecnologia VANT do IFT, Instituto de Formação Tecnológica, Márcio Régis Galvão. No teste realizado na Praia do Futuro em Fortaleza, um guarda vidas mesmo em uma moto aquática levou 130 segundos para chegar até a vítima, enquanto o Guarda Drone levou apenas 30 segundos. Este teste simples demonstrou a real capacidade desta tecnologia durante o salvamento. A rapidez no resgate é sempre crucial para que tudo corra bem e se evite o pior.

O Guarda Drone possui características impressionantes. Uma vez que alguns podem correr a uma velocidade de até 15 metros por segundo, e acionado o dispositivo eletrônico, largar uma bóia para a vítima. São segundos preciosos necessários para a chegada de um Guarda Vida ou de uma Moto Aquática. O drone também marca a posição geoestacionária sobre a vítima para servir como referência na operação de resgate, facilitando o salvamento.

Seguindo o exemplo de Biscarosse, a praia de Long Branch, NJ, pode ser equipada com a mesma tecnologia porém a diferença é que o drone americano largará coletes salva-vidas para nos resgates. A ideia não é substituir o trabalho de resgate feito por salva-vidas na água, pois o mesmo ainda teria que nadar ou remar até a vítima. "Esta é uma ferramenta para uso da equipe de salva-vidas com o objetivo de ajudar na mobilidade ao levar um colete salva-vidas para uma pessoa", disse Michael Sirianni, presidente do Conselho Municipal de Long Branch .

A empresa especializada em imagens aéreas em Fortaleza, a Dron Drones orienta que as câmeras dos drones podem ajudar a localizar pessoas afogadas bem mais rápido que outros métodos. Ao mesmo tempo podem ser usados microfones e alto-falantes que permitirão aos salva-vidas orientarem a pessoa na água. Os Guarda Drone também podem ser usados para monitorar toda a extensão da praia, no caso de haver tubarões.

É a tecnologia com os olhos na cidadania.

Leia mais em www.drondrones.com.br

Siga-nos: @drondrones no Instagram | drondrones no Facebook | Dron Drones no LinkedIn

Um ótimo voo pra você!

Márcio Régis Galvão é Gerente de Marketing na Alscience Engenharia, professor de Tecnologia VANT no Instituto de Formação Tecnológica, CEO na Dron Drones Imagens Aéreas e na Consultoria MRG Marketing. Atua como conselheiro de empresas na implantação de tecnologia VANT com experiência executiva no desenvolvimento e implantação de modelos de gestão. Nos últimos vinte anos tem sido consultor nas áreas de planejamento estratégico e desenvolvimento organizacional em empresas no Brasil e Estados Unidos.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento