Growth Hacking e o combustível do crescimento

Numa estratégia de Growth Hacking, principalmente em uma empresa digital, o conteúdo é o melhor combustível!

“Dar partida em um fusca e chegar ao fim da corrida com um Transformer. Growth Hacking é a transformação acelerada de um negócio em movimento”

Essa é uma frase que costumo usar para conceituar o Growth Hacking. Acredito que se ele tivesse sido inventando em outra época, o marketing e a publicidade tradicional fossem usados como principais elementos para o crescimento acelerado.

Mas, na era atual, principalmente na internet, precisamos nos voltar para um tipo de marketing mais preciso e que exige menores investimentos.O marketing de conteúdo, que pode ser usado como agente principal de uma estratégia de Growth Hacking.

Considerando que o baixo custo e a alavancagem do zero caracterizam a mente voltada ao crescimento acelerado, produzir conteúdo de alto valor é uma das melhores formas de fazer uma empresa crescer. Vamos entender!

Como o Growth Hacking Funciona

O termo “hacker” é referido aos profissionais que possuem grande conhecimento em hardwares e softwares. O Growth Hacker é mais ou menos a mesma coisa que o hacker, mas com o conhecimento usado para o crescimento empresarial.

Para chegar ao seu objetivo, o profissional Growth Hacker não mede esforços, o que o torna, na maioria das vezes, inovador. Aplicando estratégias nunca antes usadas, a meta desejada de crescimento é mais bem alcançada. Em outras palavras, a empresa tem que "crescer a qualquer custo".

O Growth Hacking estuda e aplica multi-táticas, não apenas de marketing, mas também de engenharia de produtos, administração, finanças e até RH, para sempre melhorar os processos internos e externos, gerando impactos diretos no crescimento da empresa.

“Profissionais Growth Hackers têm atitudes comuns: um processo de investigação interna e uma mentalidade única entre o técnico e o vendedor. A mentalidade dos dados, a criatividade, a curiosidade permitem que o Hacker cumpra o objetivo do crescimento de usuários para os milhões”. – Andrew Chen

O conteúdo é o combustível

Voltando para a analogia do carro usada no início do post, no contexto de empresas digitais, o conteúdo é o combustível da startup que está buscando crescimento. A parte de planejamento e estratégia, por exemplo, pode representar a engenharia mecânica, e o setor de ferramentas, formar o motor. Para continuar, antes de alguns aditivos, o conteúdo é combustível.

É isso que tenho praticado nas empresas as quais colaboro. Na Mentalidade Empreendedora, por exemplo, isso é aplicado na prática desde sua fundação. O conteúdo sempre foi um dos ativos de maior valor para fazer com que a empresa crescesse.

Mesmo com baixo investimento, a fomentação de valor através de diversos formatos digitais, fez com a empresa alcançasse um bom posicionamento entre os concorrentes.

Hoje, 2 anos após o lançamento, já impactamos mais de 1 milhão de pessoas com nossas comunicações, e vendemos aproximadamente 1 milhão de reais, tudo isso começando absolutamente do zero sem investimento externo (100% bootstraping).

O Growth Hacking está presente em nossa essência e faz parte do dia do nosso trabalho, em todos os conteúdos que criamos, tanto para promoção dos nossos produtos, para promoção de produtos de parceiros e prestação de serviços.

Fechando

Com o Marketing de Conteúdo, é possível aliar diversas estratégias baseadas em SEO (Search Engine Optimization), links patrocinados, landing pages e outras ferramentas que ajudam a gerar visitas, promover a conversão de leads e tornar as vendas mais inteligentes.

O grande diferencial é que o retorno dos investimentos em conteúdo podem ser mensurados e comprovados através de análises de métricas de conversão, e como já citei, o investimento é menor em relação ao marketing tradicional.

Por isso, considero que o conteúdo o combustível perfeito para a máquina de crescimento. Por isso, não deixe de produzir conteúdo em sua empresa, seja ela startup, consolidada, digital, física, B2B, B2C, etc. Inclua um plano de conteúdo em sua estratégia de Growth Hacking.

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