GRANDES LÍDERES SÃO EXCELENTES EDUCADORES - A LIDERANÇA DO PONTO DE VISTA EDUCATIVO

Ensinar está no cerne da liderança. Na verdade, é através do ensinamento que líderes conduzem outras pessoas. Liderar não é ditar comportamentos específicos. Não é dar ordens e exigir obediência. Liderar é fazer com que os outros vejam uma situação como realmente é e saibam discernir sobre as ações que precisam ser tomadas para levar a organização para o fim desejado. Portanto, para ser um líder em qualquer nível de uma organização, é necessário ser um educador. Atualmente, as organizações vencedoras se distinguem das perdedoras pela sua capacidade de produzir líderes. Já os líderes se distinguem dos que querem ser gerentes, ditadores e burocratas pela sua extraordinária capacidade de educar os outros a serem lideres também. Essa noção de educação e liderança andarem de mãos juntas não é nova. A liderança geralmente descreve os líderes como pessoas que propiciam meios para que os indivíduos se motivem para um fim específico. Warren Bennis, que ensina e dirige um centro de estudos de liderança na Universidade da Califórnia, e um dos pioneiros no estudo da liderança, afirma que a base da liderança é a capacidade do líder de mudar a maneira de pensar, a estrutura mental de outra pessoa, ou seja, enxergar o mundo sob perspectivas diferentes. Líderes vencedores fazem do educar uma prioridade pessoal, consideram educar um de seus principais papéis e aproveitam cada oportunidade para aprender e ensinar. Grandes líderes são excelentes professores, eles atingem suas metas por meio das pessoas a quem ensinam e ensinam os outros lideres e não, seguidores. Os componentes necessários para a construção da liderança que os líderes possuem são idéias, valores e energia emocional e ensinam-nos aos outros, de forma que também passem a tê-los: Ø Aprender com a experiência; Ø Desenvolver pontos de vista educativos que ensinem como construir e dirigir um negócio e também como desenvolver outros líderes; Ø Instilar valores que ajudem a organização a alcançar suas metas; Ø Tomar decisões difíceis; e Ø Juntar todos os elementos em histórias vibrantes que motivem os outros a alcançar um futuro melhor. Se um líder quiser ser bem-sucedido, deve transformar outras pessoas em líderes. Uma individuo pode ter todas as outras competências de liderança, mas se não se dedicar pessoalmente á formação de outros líderes, a organização não será sustentável. Nesse caso, esse indivíduo não é um verdadeiro líder, ou pelo menos um vencedor. Organizações vencedoras não apenas cumprem as metas desejadas hoje, como também redesenham essas metas á medida que as circunstâncias mudam e persistentemente se empenham em atingi-las, isso define uma característica essencial nas organizações bem-sucedidas: sustentabilidade. Os lideres educadores reconhecem a força que é ter líderes desenvolvendo lideres. Isso implica trabalhar nos níveis técnico, político e cultural. Para desenvolver líderes em todos os níveis da organização, todo o sistema precisa ser direcionado para estas duas coisas: VENCER hoje e CONSTRUIR o amanhã. A última coisa de que você precisa é ser vítima dos exercícios do espelho retrovisor que muitos consultores costumam propor, ou seja, baseado num modelo de competência de quem foi bem-sucedido no passado e como conseguiram sê-lo. Seu desafio é muito mais criativo e difícil. Requer que você defina de antemão, o que será necessário no mundo de amanhã. Embora seja essencial que os líderes do alto escalão ensinem, um dos aspectos mais intrigantes das organizações vencedoras é o grau em que todos os líderes, trabalham para desenvolver outros líderes. Ensinar faz parte do código genético do líder dessas organizações e é uma das ferramentas básicas mais utilizadas pelos líderes nas suas atividades. Portanto, para se um líder em qualquer nível da organização, é necessário ser um professor. O líder que não está educando, não está liderando. O desafio para desenvolver outros líderes é assustador. Significa pensar mais, fazer mais e arriscar mais do que avançar como grande líder individual. Mas, no final, este é o verdadeiro teste da liderança e o único caminho sustentado. Autores: Alberto Medrado - Administrador Hospitalar Eduardo Martinho - Professor de Administração Hospitalar e Saúde Pública
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