Grafologia: auxiliando no desenvolvimento de competências na Área de Vendas

Com a globalização e a velocidade das mudanças na área empresarial em todo o mundo, tornou-se imprescindível, a todo profissional, estar atento e cuidar da sua empregabilidade desde a sua formação escolar, pois a competitividade está cada vez mais acirrada.

Com a globalização e a velocidade das mudanças na área empresarial em todo o mundo, tornou-se imprescindível, a todo profissional, estar atento e cuidar da sua empregabilidade desde a sua formação escolar, pois a competitividade está cada vez mais acirrada. Ele deve ter garra e ânimo para não desanimar frente aos obstáculos, estar preparado para ser competente e talentoso, além de procurar o desenvolvimento da sua assertividade.

As empresas buscam profissionais de vendas que sejam sociáveis e que saibam trabalhar em equipe. Desejam pessoas com ambição adequada às suas reais capacidades, que sejam arrojados e, principalmente, que tenham criatividade e iniciativa para resolver os problemas pertinentes à sua função. Você acredita que atua segundo a filosofia e a cultura de sua empresa? Você é comprometido com a sua profissão? Você é assertivo como vendedor? Será que você agrega, realmente, valor à sua equipe? Já fez essa auto-análise?


As empresas já descobriram, há algum tempo, o valor das pessoas que nelas trabalham. É importante ter tecnologia avançada, salários adequados a cada função e pessoal treinado, porém, o que faz a diferença são as habilidades, competências e talento que as pessoas possuem e que podem gerar resultados positivos. Como vendedor, você sabe motivar a sua equipe e persuadir seus clientes de forma ética e produtiva?

É nesse aspecto que podemos contar com a Grafologia (análise da escrita) para dar importante suporte, tanto para os profissionais quanto para as empresas. A Grafologia obedece a criteriosa análise científica, não tendo nenhum ponto de contato com o esoterismo em sua avaliação. Parte do princípio de que sua grafia é ímpar, como a sua impressão digital. Com apenas um texto (tema livre) de, no mínimo, 20 linhas em um papel sulfite e a sua assinatura no final, já é possível analisar o seu temperamento e a sua personalidade.

A Grafologia analisa muitos aspectos que, na maioria das vezes, outros testes psicotécnicos não mensuram. Ela traz inúmeras vantagens, como rapidez, simplicidade e amplitude de informações, além de não exigir a presença da pessoa avaliada. Possui um custo compensador, frente aos resultados que fornece, tanto para o profissional quanto para as empresas que nela confiam para a avaliação de potencial e competências.

As empresas querem conhecer quem estão contratando para tocar os seus negócios, seja qual for a função ou departamento. A Grafologia, nesse sentido, pode ser uma aliada de mão dupla, ou seja, pode auxiliar tanto os profissionais, à medida que fornece o feedback, quanto pode auxiliar a empresa na busca de candidatos que se identificam com o cargo almejado. Ser competitivo, nos dias atuais, também é buscar colaboradores aptos, identificados com a profissão e com potencial para serem capacitados de acordo com as necessidades mercadológicas.

A Grafologia pode analisar mais de 300 características, algumas delas analisadas também para profissionais da Área de Vendas, como: liderança, autonomia, sociabilidade, inteligência emocional, comprometimento, ética, criatividade, persistência, combatividade, estrutura de personalidade, gerenciamento de conflitos, assertividade, proatividade, ousadia profissional, inteligência, tipo de raciocínio, prudência, expressão verbal (fluência, desembaraço, eloqüência, objetividade), integração, planejamento, marketing pessoal, comprometimento com metas e resultados, ritmo de trabalho, nível de eficiência, dinamismo, força de vontade, otimismo, trabalho sob pressão, fadiga, abertura intelectual, autoconfiança, clareza de pensamentos, espírito de equipe, entre muitas outras competências.
Vivemos numa era onde, cada vez mais, o autoconhecimento é importante. O indivíduo deve conhecer seus pontos fortes, habilidades e competências, procurando melhorar aqueles pontos que necessitam de aprimoramento. E você? Consegue saber o quanto é empregável nos dias de hoje, em sua área de vendas ou em qualquer outra área de atuação? Você é capaz de empreender mudanças para tentar apresentar melhores resultados em sua equipe? Você é capaz de construir uma personalidade firme, porém flexível, às mudanças necessárias em sua área? Não fique amarrado ao passado, pois a decisão de mudar começa primeiro internamente e está sempre no momento presente, ou seja, no agora. Invista em si mesmo e procure ser sempre uma pessoa melhor acreditando na sua capacidade de transformação. Para essa transformação interior, você poderá contar, sempre, com a Grafologia.


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