Café com ADM
#

Governancia Corporativa - Por que adotar ITIL

O Governo do Reino Unido no final da década de 80, desenvolveu a ITIL (Information Technology Infrastructure Library), através da CCTA (Computing and Telecommunications Agency), no sentido de oferecer um conjunto de Melhores Práticas em áreas de prestação de serviços e suporte de serviço de TI, para organizações de qualquer porte, tanto públicas como privadas. A disciplina ITIL corresponde a uma estrutura baseada em 10 processos, todos interligados, que descrevem processos-chave para que as empresas de TI forneçam serviços de qualidade a seus clientes. Esses processos se dividem em Suporte a Serviços e Entrega de Serviços. A estrutura ITIL pode ser definida como um conjunto de melhores práticas para operações e gerenciamento de serviços de TI e proporciona uma abordagem sistemática e profissional ao fornecimento de tais serviços. Os principais benefícios de adotá-la são: a) Melhoria da satisfação do cliente com os serviços de TI, b) Busca a redução do risco de não atingir os requisitos de negócios para os serviços de TI, c) Busca da redução de custos para o desenvolvimento de procedimentos e práticas dentro de uma organização, d) Identificar e divulgar Padrões e orientações para todo o pessoal envolvido, e) Melhorar o fluxo de comunicação e informação entre o pessoal de TI e os seus clientes, f) Busca maior produtividade e melhor uso de habilidades e experiência, g) Uma nova abordagem de qualidade para os serviços de TI. A Governancia Corporativa pelo conceito do ITIL consiste basicamente na identificação e na gravação / controle de itens de configuração, incidentes, problemas e alterações e envolve as seguintes funções e processos: Service Desk O Service Desk ou Help Desk, Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Alterações Gerenciamento de Releases Gerenciamento de Configurações Gerenciamento da Disponibilidade Gerenciamento da Capacidade Gerenciamento da Continuidade dos Serviços de TI Gerenciamento do Nível de Serviços Gerenciamento Financeiro para Serviços de TI Aguardo comentários e perguntas sobre este tema apaixonante e vasto. Os textos sobre a ITIL é protegido por copyright encontra-se em inglês e é de propriedade da OGC / ITSM-BR.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.