Glosas hospitalares, para o bem ou para o mal?

Glosas hospitalares, para o bem ou para o mal?

Para as operadoras de planos de saúde e empresas de autogestão mesmo não sendo assumido categoricamente, a glosa hospitalar tornou-se uma ferramenta de controle de fluxo de caixa, onde muitas vezes os pagamentos são negados com justificativas improcedentes em sua maioria.

Com este recurso as operadoras acabam atrasando o pagamento aos hospitais e clinicas, e acabam mantendo o equilíbrio do seu fluxo de caixa, este processo não é a ferramenta (procedimento) mais apropriada (o) para administração de fluxo de caixa de uma instituição de saúde.

O que podemos dizer do ponto de vista dos hospitais?
Com relação aos hospitais é importante que estejam atentos a duas questões que considero extremamente importante.

As glosas estão sendo devidamente administradas na instituição?O índice baixo de glosas é sinônimo de uma boa gestão hospitalar?

A maneira mais eficaz para administração e controle das glosas em um hospital é a criação de um setor especifico na instituição para auditoria, controle e recurso de glosas, desta forma a instituição conseguirá minimizar os impactos de atraso de recebimento, assim como evitar a perda de receita, pois as grandes operadoras estipulam prazos para que a glosa seja recusada.

Com a criação deste setor também é possível monitorar os erros causados pela equipe atuando na causa raiz do problema e se for necessário propor a realização de treinamentos e palestras.

É importante o acompanhamento destas glosas mensalmente, pois o baixo índice de glosas não significa dizer que as coisas estão sendo realizadas corretamente.

As cobranças podem não estar sendo lançadas em sistema, e uma vez que não tenham sido lançadas não estão sendo cobradas.

Controle e auditoria são ferramentas extremamente importantes para driblar a estratégia das operadoras, por isso é fundamental ter bem definido quem irá exercer essa função, com eficiência e cuidado.

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    Roberta Pereira

    Roberta Pereira

    Roberta Massa B. Pereira, especialista em Gestão da Qualidade em Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, e graduada em Administração pelo Centro Universitário São Camilo. Experiência de 18 anos na área da saúde, atuando na gestão administrativa em hospitais de referência no Brasil em qualidade e excelência. Fundadora do Blog Gehosp-Gestão Hospitalar que iniciou como um projeto acadêmico e obteve sucesso com conteúdo de qualidade sobre gestão hospitalar.Em pouco tempo o Blog se tornou referência na área da saúde. A partir do sucesso do Blog, surgiram oportunidades de parcerias e consultorias para criação de conteúdo especializado e publicidade.

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