Gestor educado é bom e todo colaborador gosta
Gestor educado é bom e todo colaborador gosta

Gestor educado é bom e todo colaborador gosta

O diálogo é sempre melhor que o grito, mas parece que muitos gerentes não sabem disso. Quantas empresas perdem grandes profissionais no seu quadro por causa da falta de educação dos seus gestores que não sabem dialogar e reter talentos.

“Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”. Quem nunca ouviu essa frase não é verdade? Pois é. O problema é que dentro do ambiente profissional muitos gestores parecem se esquecer dessa máxima.

O diálogo é sempre melhor que o grito, mas me parece que muitos gerentes não sabem disso. Me impressiono quando escuto histórias de profissionais que ocupam cargos de chefia que ainda não sabem dialogar com seus colaboradores. Em pleno século XXI ainda pensam que o grito e a falta de educação são as melhores maneiras de lidar com pessoas. Grande engano.

Quantas e quantas empresas perdem grandes profissionais no seu quadro por causa da falta de educação dos seus gestores que não sabem dialogar e reter talentos, aumentando dessa forma a rotatividade da empresa e colaborando para manter um clima organizacional péssimo.

Certa vez perguntei a um gestor o porquê que ele não parabenizou um de seus colaboradores por um trabalho bem feito que foi realizado. A resposta foi: “Não o parabenizei simplesmente por que é sua obrigação fazer bem feito.”

Não discordo dele. Realmente se sou contratado por alguma empresa, o mínimo que tenho que fazer é o meu trabalho bem feito. Mas se eu for parabenizado pelo meu trabalho do dia a dia, sempre tentarei fazer melhor das próximas vezes. Ou seja, são pequenos gestos que podem fazer a diferença entre ter uma equipe motivada e duradoura ou ter uma equipe sempre cabisbaixa onde o absenteísmo e a rotatividade serão altos.

Portanto senhores gestores, sejam corteses. Cumprimente a todos que fazem parte do seu dia a dia. Nunca esqueça o ”por favor” antes de pedir algo, de agradecer e parabenizar por alguma atividade. São pequenas ações que podem mudar a motivação da sua equipe. Esses pequenos atos vão diferenciar o bom do mau gestor.

Pense nisso: quanto a empresa vai economizar tendo profissionais que se sentem bem no seu ambiente de trabalho, que são tratados com respeito pelos seus gestores. Afinal, manter um talento na sua empresa custa bem menos do que buscar um novo profissional no mercado, ainda mais sem a garantia de que este dará certo. Muitas vezes um pequeno gesto pode salvar uma carreira. Um profissional bem-educado é, e sempre será, valorizado no mercado de trabalho. Afinal, respeito e educação são ótimos e todo mundo gosta.

Até a próxima!!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento