Gestor: a importância da construção de suas metas

...cuidado onde posiciona seu alvo, se estiver perto de mais certamente não aproveitará o máximo que sua equipe pode lhe oferecer, e se posicioná-lo muito distante existirá a possibilidade de seu time nem se apresentar para o jogo. Por tanto preparei 5 dicas simples para planejar suas metas e engajar seu time à alcança-las...

Durante todo ano nos movemos em busca de resultados, porém essa jornada só é enfrentada pelo seu time quando existem possiblidades reais de serem alcançadas, é estimulante sonharmos alto, e gratificante atingirmos os resultados planejados. Mas cuidado onde posiciona seu alvo, se estiver perto de mais certamente não aproveitará o máximo que sua equipe pode lhe oferecer, e se posicioná-lo muito distante existirá a possibilidade de seu time nem se apresentar para o jogo. Por tanto preparei 5 dicas simples para planejar suas metas e engajar seu time à alcança-las.

1 – Transparência
É muito comum no momento de defender suas metas que algumas premissas sejam estipuladas e inegociáveis, ora se são inegociáveis não adianta tentar enrolar seu time, é momento de ser transparente e estratégico, antes de qualquer envolvimento de quando, onde e como será feito, divida com o time o que a empresa espera para o próximo ano.

2 – Envolva
É sempre “mias fácil” construir o planejamento e direcionar através da hierarquia os resultados esperados, mas garanto, o propósito não atravessa entre as hierarquias, então uma boa dica é envolver todo o time ou o máximo de gente possível no processo de construção da estratégias para atingimento das premissas necessárias, desta forma irá garantir que o máximo de pessoas enxergue onde queremos chegar, além de captar insights durante o processo, nesta fase, importante lembrar do primeiro passo e ser transparente no que pode ou não ser negociado.

3 – Construa
Enxergar o todo não é tarefa fácil, facilite a visão durante o planejamento cascateando o objetivo em pequenos passos possíveis de alcançar, lembre-se, precisamos que o alvo esteja dentro do alcance da flecha, mesmo que para atingirmos esse alcance tenhamos que dar um passo a cada mês até chegar ao alvo. Importante fixar a meta, um alvo móvel é mais difícil de acertar, então combine os resultados esperados para cada etapa. Lançar a flecha e desenhar o alvo em volta pode lhe dar a falsa percepção de funcionar durante algumas rodadas, mas não garantirá o resultado. Cuidado, não se engane.

4 – Estimule
Saia do básico, busque caminhos alternativos, tente rotas que ainda não foram exploradas, seu papel deve ir além de atingir o centro do alvo, mas em conduzir para que o seu time tenha condições de acerta-lo sozinho, desta forma garantirá que se desenvolvam e enxerguem por conta própria o resultado.

5 – Aproveite
O caminho para a meta é mais precioso que propriamente chegar no resultado, mas geralmente são pouco apreciados, comemore cada passo, evidencie os aprendizados de cada etapa, mostre o quanto já evoluíram e o quanto o alvo está mais próximo, gere expectativas, envolva, motive e engaje.

Em um mercado cada vez mais competitivo, equipes de alta performance se alimentam de metas alcançadas, e não há nada mais frustrante para qualquer profissional do que alcançar o objetivo sem esforço, por outro lado, deixar de atingi-lo após apresentar o que há de melhor também é mortal para qualquer profissional de alta performance. Temos parte importante na responsabilidade de produzir esses profissionais e evoluirmos juntos neste processo, a meta é o vetor diretor para as estratégias de todo o ano produtivo, dedique-se na sua construção.

Sucesso em seus resultados!

Peterson Arruda Pereira Neves

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento