Gestão por indicadores de desempenho

Os Indicadores devem colaborar para a melhoria da lucratividade e resultados da empresa. Devem estar alinhados às necessidades dos clientes, mercado e empresa. Precisam ter metas, prazo e responsável definidos

Indicadores de desempenho são dados ou informações, preferencialmente numéricos para medir o desempenho do negócio ou processo/trabalho;

Os Indicadores devem colaborar para a melhoria da lucratividade/ resultados da empresa. Devem estar alinhados às necessidades dos clientes, mercado e empresa.

Precisam ter metas, prazo e responsável definidos.

Para definir a meta do indicador deve-se levar em conta:

  • Exigências do Mercado
  • Histórico da empresa - último ano
  • Experiência do empresário / gestor
  • Empresa modelo (benchmarking)

A gestão dos indicadores é realizada em três etapas:

1) Definir os indicadores e as respectivas metas;

2) Realizar reunião periódica (semanal) para análise dos resultados;

3) Elaborar plano de ação e melhorias quando o resultado não for alcançado.

Para todo indicador cuja meta não for alcançada deve-se realizar o diagnóstico do problema para identificação da causa-raiz e elaboração do respectivo plano de ação contendo as contramedidas. O plano de ação deve conter além das contramedidas, o nome do responsável e o prazo final de execução.

Plano de Ação simplificado

Oportunidade de melhoria:

O que fazer

Como fazer

Prazo

Resp

Status

Alguns indicadores:

Exemplo de INDICADORES de DESEMPENHO

Nome e Descrição

Unidade

Fórmula

Interpretação (quanto)

Margem de Lucro É a relação percentual entre o lucro líquido e a receita de vendas no mês ou período. Lucro líquido é (Faturamento líquido - Custos "gastos variáveis" - Despesas "gastos fixos"). O faturamento líquido é o faturamento total menos as comissões de vendas e as devoluções.

%

(Faturamento líquido- Custos "gastos" variáveis - Despesas "gastos fixos") X 100 / Faturamento Líquido

MAIOR melhor

Taxa de Conversão em Vendas Representa o percentual de pessoas ou clientes que entram na loja e compram algum produto em relação a todas as pessoas ou clientes atendidos.

%

Número de pessoas(clientes) que compram X 100 / Número de pessoas(clientes) atendidos

MAIOR melhor

Reclamações dos Clientes Indica o percentual de clientes insatisfeitos com o serviço prestado ou produto entregue pela empresa. O critério para registro das reclamações é particular de cada empresa.

%

Quantidade total de reclamações de clientes no mês ou período / total de clientes ativos no mês ou período

MENOR melhor

Absenteísmo Indica o percentual de horas não trabalhadas no mês ou período.

%

(Quantidade de horas não trabalhadas / quantidade de horas contratadas) x 100

MENOR melhor

Consumo de água Representa o nível de impacto gerado pela empresa no ambiente quanto a gestão do uso da água. Obs: O faturamento líquido é o faturamento total menos as comissões de vendas e as devoluções.

Litros/Fatu ramento

Volume de Água consumido (litros) / Faturamento líquido

MENOR melhor

Consumo de Energia (KWh / Faturamento) Representa o nível de impacto gerado pela empresa no ambiente quanto a gestão do uso de energia. O faturamento líquido é o faturamento total menos as comissões de vendas e as devoluções.

Quantidade de KWh / Faturamento líquido

Quantidade de KWh consumido / Faturamento líquido

MENOR melhor

Refugo Indica o percentual de itens rejeitados ou refugados internamente durante o proceso produtivo "no mês ou no período".

%

Quantidade de peças ou peso rejeitados internamente / quantidade de peças ou peso produzidos x 100

MENOR melhor

Gastos Gerais Representa o percentual das Despesas "gastos fixos" em seu faturamento. Não entra no cálculo os gastos com Matéria Prima. Considerar também o gasto administrativo. O faturamento líquido é o faturamento total menos as comissões de vendas e as devoluções.

%

Total das Despesas "gastos fixos" mês ou período X 100 / Faturamento líquido mês ou período

MENOR melhor

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento