Gestão estratégica do desempenho

Trata da aplicação de cinco perspectivas de avaliação de desempenho com foco na entrega de competências

A avaliação de desempenho com foco na entrega de competências é o painel de controle Balanced Scorecard (BSC) da gestão, voltado ao colaborador da organização. É ele que vai proporcionar a percepção do que está interferindo no desempenho organizacional, colocando em risco a Missão da empresa, proporcionando aos gestores a possibilidade de realizar intervenções, agindo proativamente para que a Visão Organizacional seja alcançada com êxito. Trata-se de analisar o passado, continuamente, de modo consecutivo, para corrigir desvios e alinhar as ações e os projetos à estratégia empresarial.
Isso é Gestão Estratégica do Desempenho, pois apenas a avaliação de desempenho não é o suficiente para garantir que os resultados sejam alcançados. É preciso fazer a gestão do desempenho das pessoas, realizando o seu alinhamento às estratégias de negócios, medindo o desempenho pelo Scorecard do processo sistematizado de avaliar os colaboradores por meio de suas entregas e, realizando a boa gestão que está representada graficamente pela figura abaixo.
O conceito de entrega de competências do colaborador foi trabalhado por Rogério Leme em seu livro “Avaliação de Desempenho com Foco em Competência” e é essa metodologia que empregamos no âmbito de todas as empresas sob nossa gestão, devidamente adaptada à sua realidade.

Ela se refere à avaliação das pessoas por meio da mensuração do desempenho individual e/ou coletivo, em todas as perspectivas que permeiam a atuação das pessoas durante a realização de seus trabalhos: a técnica; a atitudinal; a de resultados; e, a de complexidade no exercício das responsabilidades de cada função, podendo, ainda, ser ajustada com fatores de redução em uma perspectiva denominada “Convenção”.
Tudo isso é para gerar o elemento de integração entre os processos de gestão de pessoas e negócios, ou seja, para criar o ponto de convergência de todos os esforços e energia que levam ao alcance da Visão de futuro das empresas: o Coeficiente de Desempenho do Colaborador (CDC).

Visando identificar pontos fortes, oportunidades de melhoria e a promoção do desenvolvimento da sua força de trabalho, as empresas devem adotar a metodologia de Avaliação de Desempenho pela Entrega de Competências, sendo um processo composto por 5 (cinco) etapas, a saber:

  • Autoavaliação;
  • Formação dos Grupos de Avaliação;
  • Avaliação de Grupos;
  • Feedback;
  • Disponibilização de Relatório Final ao Avaliado.
Paralelamente a apresentação do resultado final caberá aos gestores a elaboração do Plano de Desenvolvimento Profissional Individual (PDPI) dos avaliados, tendo a Área de Recursos Humanos (ARH) como orientadora e parceira estratégica de negócios.
É esse o propósito de um bom programa de gestão do desempenho.

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