Gestão em 5 Palavras – veja como facilita tudo

Se você estiver sentindo a crescente pressão, para que a geração de resultado se torne prioridade na sua agenda, sem perder tempo e dinheiro, aplicar o CANVAS Manager, a sua gestão "perfeita" numa página só, é a solução; veja aqui, como funciona.

Você já perguntou: O que um gestor deve fazer?Se você tiver respondido “gerar resultado”, acertou. Essencialmente, gestores são cobrados por resultados; acredite se quiser: 9 de 10 gestores falham na geração de resultados.

Um dos maiores problemas para os gestores vem sendo a excessiva ocupação, voltada para as operações do dia a dia, ou seja, menos orientada para a gestão e mais voltada para resultado.

Qual o gestor que ainda não tenha se perguntado qual seria a gestão mais “inteligente”, para assegurar o resultado esperado e evitar “saia curta”, na hora do reporte?

Se você estiver sentindo a crescente pressão, para que a geração de resultado se torne prioridade na sua agenda, aplicar o CANVAS Manager, a sua gestão numa página só, é a solução. Por quê?

1 - Você já tentou explicar (em 3 minutos) a sua gestão para alguém?

Não costuma ser fácil; o CANVAS Manager sugere sintetizar “gestão” como: “transformar objetivos em resultado, através de esforços coordenados”. Como otimizar o resultado?

O CANVAS Manager recomenda integrar (apenas) quatro grandes áreas, comuns em quaisquer tipos de negócios, a saber: Pessoas (competências, aprendizado) – Operações (processos) – Cliente (marketing, vendas, serviço) – Finanças (lucratividade).

A experiência mostra que estas quatro palavras - o “mantra da gestão” -cobrem 80% dos desafios das organizações; tendo sucesso, elas facilitam crescer com lucro.

A explicação é simples: desenvolvendo Pessoas, sustentamos as Operações, que atendem o Cliente, para obter sucesso em Finanças.

O Processo de Causa e Efeito como uma série de questões, do tipo “se, então”, mostra a lógica: se melhoramos as Competências, então será possível automatizar os Processos; se automatizamos os Processos, então será possível estreitar o Relacionamento; se estreitamos o Relacionamento, então será possível aumentar a Receita; se aumentarmos a Receita, então será possível aumentar o Lucro.

O que vemos, porém, é que, muitas vezes, prevalece uma “miopia” gerencial: RH afirma: quem faz tudo acontecer são as pessoas; a Produção fala: basta ter um ótimo produto que o cliente compra; o Comercial “garante”: produtos medianos, mas com Marketing bem feito, resolvem; o Financeiro defende: a margem de contribuição é o que interessa.

Quem está certo? Todos. Mas, vamos pensar melhor: imaginando que as quatro áreas trabalhem alinhadas, em equilíbrio, o resultado consolidado não tende a ser melhor e mais sustentável?

2 - Você já tentou visualizar a sua Gestão?

Alguns gestores têm quadros cheios de avisos e lembretes; outros têm mapas cheios de alfinetes coloridos.

O CANVAS Manager recomenda utilizar o CANVAS, o método de “TUDO, numa página só”.

  • O CANVAS é um quadro que permite visualizar ideias – “pensando graficamente” e otimizar soluções – “pensando fora da caixa”, numa única página (!).
  • O CANVAS permite ver a gestão como um todo, em menos tempo e com mais clareza, do que teríamos percebido em um longo texto descritivo.
  • O CANVAS sintetiza aquilo que interessa, de fato, para a gestão integrada: a modulação dos seus blocos (etapas e práticas) e das relações entre eles.
  • O CANVAS incentiva os colaboradores a usar a cabeça, de forma colaborativa, numclima prazeroso, mesmo sob pressão, em torno de um puzzle interativo.
  • O CANVAS é o melhor modo de clarear o caminho a ser seguido, no dia a dia do gestor.

Portanto, a palavra “CANVAS” é a quinta palavra que perfaz uma gestão “perfeita”, somada às quatro palavras: “Pessoas – Operações – Cliente – Finanças”.

Qual é o ganho do CANVAS Manager?

O CANVAS Manager é uma metodologia robusta e poderosa de gestão configurada num “mapa de guerra”, chamado CANVAS, para transformar objetivos em resultado, focado em competitividade e impacto.

Aplicando a metodologia, você mesmo se torna um CANVAS Manager - a competência que faz de você um gestor “cobiçado”, o gestor empresarial capacitado que faz toda a diferença. Lembrando de uma frase de Peter Drucker: “Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite”.

Você quer inovar na gestão? Torne-se um “One Page Manager”, aquele que combina metodologia e competência do CANVAS Manager. Lembre-se: enfocar a inovação de produtos não basta mais; se olhar apenas o produto do concorrente, mais cedo ou mais tarde, você será igual a ele. Se a organização não desafiar a gestão, ao longo do tempo, ela deixará de aplicar práticas atualizadas; quando “acordar”, ela corre o risco de ter que fazer ajustes nas suas práticas, sob pressão (“na marra”), ou até chegar tarde demais para sustentar sua competitividade.

Experimente - você verá como pode ser fácil e rápido construir sua gestão “perfeita”, sem perder tempo e dinheiro; e mais, como gerar resultado, sem se perder no seu dia a dia...

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento