Café com ADM
#

Gestão do conhecimento como ferramenta competitiva no mercado de trabalho


Sabemos que o conhecimento e a informação se faz necessário para a evolução do ser humano na parte pessoal e profissional. Mas como torná-lo em lucratividade certa nas organizações e um sucesso na vida pessoal?

O conhecimento para ter validade é preciso ser dividido em busca de aperfeiçoamento e adaptação. Aperfeiçoamento porque não há como se ter o conhecimento se não colocar em prática para treiná-lo, e adaptação como aplicar no todo o potencial. Em nosso mundo atual globalizado a gestão do conhecimento para grandes empresas está sendo utilizado como uma ação no mercado em forma de competição de quem possui as melhores estratégias, de quem consegue as melhores versões e adaptações de situações. Quando se cita a palavra conhecimento, na integra se é revelado algo que se inicia no primeiro momento de vida do ser humano. A partir de então experiências são trocadas, extraídas, adaptadas etc. O ser humano possui a tendência de gerir o conhecimento o tempo todo da sua vida, e muito se tem a perder quem se sente na insegurança de transmitir ou dividir o conhecimento. Esta pessoa esta fadada a sempre se manter na mesma posição de vida, não conseguindo soltar as barras e subir o próximo degrau.

O conhecimento precisa ser exposto, compartilhado, a forma de receber a informação depende de cada um, principalmente da maturidade. A gestão do conhecimento tão presente nas organizações não se retém em apenas uma segurança de cargo, salário e benefícios. A satisfação da multiplicação com foco em determinadas pessoas, não possui preço no mercado de trabalho muito menos no mercado da vida. O que se realiza é algo maior até mesmo que os olhos pode se ver, a comunicação possui uma força tão grande que conseguimos visualizar o todo de uma forma impar e de forma que consequentemente quem consegue utilizar a gestão do conhecimento como uma ferramenta viva se solidifica como um talento. E o que é o talento?

São capacidades inatas para manifestar paixão e facilidade no desempenho de determinadas atividades, atitudes e comportamentos. Os talentos são ativados por certos ambientes, temas e circunstâncias favoráveis. São pessoas que são capazes de construir, e que utilizam o conhecimento adquirido. Quando as pessoas se desenvolvem através do conhecimento, técnica e experiência se convertem em talentos de alto desempenho, produzindo excelência, plenitude e inovação.

Por isso podemos pensar que quando dizemos em trazer a gestão do conhecimento tanto na vida pessoal quanto na vida profissional em forma de se ter uma lucratividade, não se pode somente imaginar na questão em espécie. Referimos-nos em algo maior, algo que não se compra, que é a sabedoria, aprendizagem, superação e compaixão. Isto é se tornar um talento em todos os sentidos da vida, que nos possibilita alcançar os nossos mais longos sonhos. Claro que o dinheiro e até mesmo o status é importante cada um em sua medida, cada um mensurando de sua forma. Mas isso é uma consequência obvia de todo o desenvolvimento que já ocorreu.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.