GESTÃO DE TI E NEGÓCIOS

Cada vez mais nos deparamos com a forte influência do uso da tecnologia da informação nas empresas e no dia-a-dia de todos nós. Assim, o uso dessa tecnologia para gerar negócios cada vez mais ágeis e em tempo real se torna prioridade para as empresas que são ou desejam ser competitivas. A Tecnologia da Informação não deve ser mais vista apenas como um fator estrutural, ou mais um setor na empresa, com mais um analista ou gerente de informática. Deve sim, cada vez mais assumir um papel responsável na criação de soluções que gerem resultados comerciais com foco no negócio. Seja terceirizando estruturas de hardware, software ou serviços, a área de TI deve saber gerar valor de sua importância em proporcionar disponibilidade dos seus recursos de forma transparente para a toda a empresa. Um bom exemplo é a própria internet, que sem dúvida é uma das maiores revoluções que já aconteceram desde a invenção do computador, pois tem a mágica de aproximar milhões de pessoas, ao mesmo tempo em que agrega e amplia informações, serviços, conhecimento entre outras coisas de forma global, sem fronteiras. A Gestão de TI deve ter essa visão de como a internet e os portais de informação permitirão que, empresas lucrem com a alta disponibilidade em tempo real. Temos hoje inúmeras formas de transacionar on-line tais como: e-commerce, e-procurement, marketplace, e-sourcing entre muitos outros. Assim é importante enfatizar que a digitalização de antigos processos de negócios para a era on-line precisa ser minuciosamente planejada e desenvolvida de forma que os responsáveis pelo controle de informações obtenham-nas de forma rápida, fácil e segura, pois não é mais concebível uma burocracia de processos para se conseguir informações específicas que estão na maioria dos casos organizados de forma padrão. É imprescindível a alta disponibilidade das soluções da área de TI, buscando novos conceitos que possam gerar um aumento contínuo de resultados comerciais efetivos, inovadores e que estejam à frente da concorrência. Portanto, acredito que não somente a área Comercial de uma empresa deve ser a responsável pelos aspectos relacionados a clientes, vendas, marketing etc. A TI deve participar ativamente, desenvolvendo e oferecendo uma experiência diferenciada para os clientes, e principalmente fazendo com que a própria internet trabalhe para a empresa, reduzindo custos, atraindo e mantendo clientes e gerando negócios valiosos.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.